quarta-feira, 31 de março de 2010

Avenida do bairro Nossa Senhora Aparecida tem nova iluminação, mas estrada continua esburacada

Condições precárias do asfalto da avenida do bairro

Renan Barbosa

A iluminação da avenida Vereador Benedito Rodrigues que dá acesso ao bairro Nossa Senhora Aparecida, em Córrego do Bom Jesus começou a funcionar na última sexta-feira, dia 19. Apesar da avenida que antes não era iluminada agora contar com luzes à noite, os moradores reclamam, que em alguns pontos não possui mais asfalto, transformando o caminho em estrada de terra, com buracos e barro em dias de chuva.

O asfalto há tempos vem se desgastando devido à passagem de caminhões e carros pesados, já que foi feito com uma camada de piche fina e não aguenta o peso dos veículos que passam por ele. A construção do mesmo, na época foi conturbada, pois a empresa contratada para realizar o projeto, faliu e praticamente abandonou a obra. Como resultado o asfalto foi construído sem acostamento e sem resistência para o trânsito de veículos pesados. Anos depois da construção, ele esta quase que totalmente destruído.

De acordo com a dona- de- casa, Maria Benedita Mota, moradora do bairro, apesar da iluminação melhorar a qualidade das ruas, ainda falta investimentos em um novo asfaltamento. “Asfalto e iluminação são importantes, mas o asfalto em primeiro lugar, porque é muita poeira e barro quando chove”, afirma Maria.

O projeto de iluminação custou à Prefeitura por volta de R$30 mil e a obra foi realizada pela Empresa de Energia Elétrica Bragantina. O secretário de obras, Antônio Carlos Pereira, diz que a obra de iluminação foi concretizada porque contou com verba da própria prefeitura, já no caso de um novo asfalto, o valor da obra é muito alto e o executivo tem que aguardar a liberação de uma verba do governo estadual.

Segundo Pereira não existe um projeto de um novo asfalto para a avenida devido exatamente à falta de dinheiro para realizar a obra, mas a possibilidade de liberação do recurso financeiro, por parte do Governo Estadual, é de 80%. “Quando se depende de dinheiro de terceiros é complicado , quando está na sua mão a verba, é só concretizar”, completa Pereira. Ele conta que a rua José Antunes do Nascimento, do bairro em questão, em breve será calçada, já que o valor de R% 110 mil já foi liberado pelo Governo do Estado.

Para o comerciante Sebastião Batista dos Santos, também residente do bairro Nossa Senhora Aparecida, foi muito boa a iniciativa de se iluminar a avenida, mas deveria ser prioridade a construção de um novo asfalto. “Para nós moradores complica a caminhada até a cidade, pois alguns pontos ficam cheios de água e de barro, a iluminação vai ajudar, mas o asfalto deve ser reformado”, afirma Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário