domingo, 19 de junho de 2011

Adesivos da família






















Carla Barbosa

Família Feliz é o nome da nova moda que invadiu o transito brasileiro com desenhos que representam pessoas e animais domésticos. Mesmo sem conhecer a família do carro da frente, sabemos que ela é composta por pai, mãe, uma filha mais velha, um bebê, cachorro, gato e até papagaio.
A psicóloga Marina Cunha afirma que “o principal motivo para se aderir à moda é o orgulho de exibir os familiares”. “O conceito de harmonia no lar mexe com as pessoas, e o adesivo praticamente diz: Minha família é feliz. Tá aí o nome”.
Mas nem todos acham que a moda é tão inocente assim. A popularidade dos decalques deu margem para uma discussão em torno da exposição excessiva dos membros da família.
A psicóloga alerta que “o adesivo não é perigoso, mas em algumas situações são fornecidos dados importantes que permitem a identificação dos integrantes da família”.
Ananda Correa, 19, não vê problemas, “hoje em dia com tantas redes sociais, e tanta exposição, não é um simples adesivo que colocará minha família em perigo, conta”. Ela aderiu à tendência há seis meses e não pretende retirar os bonequinhos.
Nice Ferreira, 39, pensa como Ananda e diz que os desenhos são genéricos demais para oferecer riscos à segurança da família e brinca: “como algumas pessoas estão falando que é perigoso, que dá informação para bandido, é só colocar dois bonecos seguranças ao lado dos familiares”.
Para a Polícia Militar de Minas Gerais não é tão simples assim e orientam para não colocarem estes bonequinhos. O policial Everton de Assis diz que os adesivos facilitam a ação de pessoas mal intencionadas e conhecer os membros de uma casa facilita o crime.
Já na opinião do policial Tarcísio Barbosa não há problemas e explica que os dados disponibilizados em redes sociais tais como Orkut, Facebook, Twitter e similares podem representar um risco muito maior.
Ele ainda lembra que outras colagens já são utilizadas e nunca houve alarde com a situação, como por exemplo, colocar o nome da faculdade que cursa, nome dos filhos e até a profissão. A diferença está na popularidade da nova tendência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário