segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Semana do Jornalismo - A internet e o novo papel do jornalista

Dias: 09/09, 12/09, 13/09 e 14/09
Local: Salão de eventos da Unidade Fátima da Univás - Pouso Alegre
Horário: Das 19 horas às 22 horas

09/09 (6ª feira) – Prof. Dr. Carlos Alberto Zanotti:
Palestra: "Jornais e novos negócios: impactos da diversificação de atividades sobre a qualidade da informação jornalística".

Currículo
Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978), com mestrado (1995) e doutorado (2002) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. Ex-repórter da "Folha de S. Paulo" foi também repórter, editor e chefe de reportagem de jornais diários e emissoras de rádio da cidade de Campinas. Foi professor (1992-2006) do curso de Jornalismo da Univás (Pouso Alegre-MG), onde foi responsável pelo jornal laboratório "Primeira Página"; e professor do programa de pós-graduação "Linguagem e Sociedade". É membro do conselho editorial da revista "Comunicarte", do Centro e Linguagem e Comunicação (CLC) da PUC-Campinas, onde leciona desde 1982 na Faculdade de Jornalismo, da qual foi coordenador e onde atuou no conselho de curso. É responsável pela criação do jornal laboratório "Saiba+", faz parte do quadro de pesquisadores da instituição e ocupa o cargo de presidente do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da Universidade. Foi autor e coordenador dos projetos de extensão "Memórias da Imprensa de Campinas" e "Coletiva", ambos voltados ao Canal Universitário; e apresentador do quadro de entrevistas "Ciência no dia a dia", da TVB-Campinas. É líder do grupo de pesquisa "Sociedade Mediatizada: Processos Tecnologia e Linguagem" e membro da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologia, filiada à SBPJor. 

12/09 (2ª feira) – Lucas Adriano Junqueira Soares
Palestra: “O dia a dia de um portal regional de notícias”

Currículo
Lucas Adriano Junqueira Soares, 29 anos, jornalista formado pelo Unis – Centro Universitário do Sul de Minas, em dezembro de 2003. Trabalho há 5 anos e meio na EPTV Sul de Minas, fui videorepórter / repórter durante 4 anos e meio atuando na região de Passos (MG) e há  1 ano e dois meses estou como editor de internet do Portal EPTV.com. Também tenho experiências em rádio (Rádio Cultura AM / Alfenas, em 2005) e jornal impresso (Jornal Gazeta de Varginha – 2001 a outubro de 2002), ainda como estudante. Atualmente faço Pós-graduação em “Comunicação Estratégica nas Organizações” pela PUC, BH.

13/09 (3ª feira) – Patrícia do Prado Marques Cordeiro e Exposição dos trabalhos dos alunos do J VIII: “Um novo olhar”.
Palestra: “Onze de Setembro: o discurso jornalístico constrói os sentidos dos acontecimentos”

Currículo
Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Sapucaí (2000) e mestrado em Linguística pela Universidade do Vale do Sapucaí (2007). Atualmente é professora e vice-cordenadora do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Universidade do Vale do Sapucaí, leciona também nos cursos de Ciências Contábeis e Tecnólogo em Hotelaria da mesma instituição. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo On-Line e Editoração. Foi professora responsável pela Revista Eletrônica Ângulo da Notícia (2009 a 2010), desenvolvida pelos alunos do curso de Jornalismo e desde 2009 mantém o blog Território Virtual, destinado a debater como as implicações culturais das novas tecnologias afetam a sociedade e principalmente os meios de comunicação. É também professora responsável pela extensão em impresso do curso de Jornalismo Univás e Jornal do Estado.

14/09 (4ª feira) – Julio Cesar Costa
Palestra: “O mercado para o fotojornalismo na era digital”  

Currículo
Vencedor da categoria Fotojornalismo, no 5º Prêmio Fundação Feac de Jornalismo 2002. Trabalhou para os jornais: Diário do Povo e Correio Popular de Campinas. Atualmente atua como Free Lancer para diversas agências de notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário