quarta-feira, 4 de abril de 2012

Nome limpo

Vanda Santos acaba de regularizar o CPF

Elaine Romão - Itajubá

A pensionista Vanda Santos mostra animada um emaranhado de contas e faturas em cima da mesa de sua casa. O que para muitos é apenas papel para Vanda é a certeza de crédito e tranquilidade, ela acaba de regularizar seu CPF no Serviço de Proteção ao Crédito.

Comparado ao mesmo período do ano passado, o número de consumidores inadimplentes incluídos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em fevereiro, sofreu uma queda de 54% na cidade de Itajubá, segundo dados da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

No Brasil a inadimplência registrou a segunda alta do ano, o índice ficou 0,97 % mais caro de acordo com o SPC Brasil. Em Itajubá, mesmo com o feriado de carnaval no mês de fevereiro houve a redução, no ano passado o carnaval foi em março.

Para Vanda limpar o nome era um desejo antigo. “Emprestei meu nome para um parente que não pagou, passei muita vergonha quando ia comprar nas lojas, e as atendentes falavam que não daria porque meu CPF tinha restrição”.

O designer gráfico Emílio Nilton Guimarães, ainda não conseguiu regularizar sua situação. “Comprei demais e me endividei, agora não consigo sair do atoleiro, vou casar e para mobiliar a casa, tive que comprar na conta dos outros”.

Guimarães conta ainda que pretende regularizar seu CPF ainda este ano. “Estou guardando dinheiro, para juntar com o décimo terceiro e as férias, e em dezembro limpar meu nome, ficar sem crédito é muito ruim”.

De acordo com a CDL, Itajubá obteve esses números porque houve uma ação conjunta entre lojas e as agências de proteção ao crédito. Os estabelecimentos comerciais da cidade ofereceram aos devedores parcelamento da dívida e as agências rápidas retirada do nome do sistema SPC/SERASA.

Já o setor de recuperação de crédito, que cancela o registro após o acerto das dívidas, apontou queda de 6% em relação a fevereiro de 2011. Na comparação com janeiro de 2012, houve 18% de declínio na cidade.

Segundo Vanda poder dormir com a certeza de não ser mais devedora é uma satisfação. “Agora ponho a cabeça no travesseiro e durmo tranquila, pretendo nunca mais deixar que meu nome suje de novo, quem tem nome tem tudo”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário