terça-feira, 1 de junho de 2010

Aumenta a produção de pijamas em Borda da Mata



Edna Motta

Em Borda da Mata, de acordo com a Associação Comercial e Industrial, 3700 pessoas trabalham em confecções de pijamas e tecelagens, na cidade 80% da economia provem das pijamarias e teares. São nove confecções de roupas de dormir que durante o outono precisam aumentar a produção para atender a demanda.

A proprietária Maria Sobreiro conta que desde o mês março as peças de frio começam a ser produzidas. “Os atacadistas compram antes e estocam para toda a estação e como nesta época já está frio a venda supera todos os outros meses”.

Em uma confecção da cidade, além das 32 costureiras que trabalham na fábrica, há cerca de 20 mulheres costurando no domicílio. A funcionária Aparecida Donizete do Couto trabalha com pijamas há mais de quatro anos, além de cumprir a carga horária de 44 horas semanais na firma, costura em casa à noite e nos finais de semana. “Também tenho a colaboração do meu filho, que estuda de manhã e durante a tarde trabalha com os pijamas” conta Aparecida. Os tecidos das calças vêm cortados para unir as duas partes, frente e costas, colocar elástico e punho, quando necessário.

De acordo com a empresária Maria Sobreiro as vendas são maiores no atacado, “mas também vendemos na loja, no varejo”. Segundo o diretor de Turismo de Borda da Mata, Francisley Gonçalves Pinto, o pijama é o ‘produto turístico’ do município, “está acessível porque as pessoas passam pela estrada, na porta das lojas.” afirma. Das nove lojas, oito se localizam as margens da rodovia MG-290.

Nenhum comentário:

Postar um comentário