terça-feira, 1 de junho de 2010

Crochê movimenta economia de Inconfidentes

Tradição artesanal do município resiste à industrialização

Neuber Fischer

Inconfidentes, cidade com cerca de oito mil habitantes, localizada no sul de Minas Gerais, integra o Circuito das Malhas e se tornou nacionalmente conhecida pelo crochê que produz. O artefato que ainda é feito artesanalmente por crocheteiras, homens e mulheres, corresponde, direto ou indiretamente, junto com as malhas e teares, por quase 80% da economia local, e gera trabalho e renda para aproximadamente 90% dos moradores da região.

A cidade abriga cinco fábricas de linhas e barbantes, que são usados na confecção de telas, caminhos e outros artigos. São 22 malharias e uma dezena de lojas especializadas em crochê. Além de teares e fábricas de tapetes.

Para mostrar seus produtos para todo o Brasil, a Prefeitura Municipal, juntamente com a Câmara dos Vereadores e Associação Comercial de Inconfidentes, realiza anualmente, no mês de junho, a tradicional festa “CrocheMalhas”. Este ano, a nona edição do evento, vai acontecer do dia dois a seis de junho e vai contar com stands de exposição de mais de 30 empresas, além de desfile de moda e show com cantores locais e de renome nacional. Nando Reis, ex titãs, se apresenta na cidade no dia 05 de junho.

Segundo José Valmei Bueno, chefe do Departamento de Cultura e Turismo de Inconfidentes, a Prefeitura Municipal vai investir cerca de R$200 mil na festa, com todo o investimento espera-se que o retorno seja positivo para os comerciantes da cidade. “Nossa expectativa é a melhor possível, pois o município sobrevive basicamente da produção de malhas, crochê, tapetes, teares e artesanatos”, acrescenta.

A cidade espera receber nos cinco dias de festa entre 20 e 30 mil pessoas, que vão poder conferir os produtos expostos e comercializados, que serão o crochê, as malhas, os tapetes, os teares, os artesanatos, roupas e produtos da culinária local.

A feira, é uma oportunidade para os produtores do município mostrarem a qualidade de seus trabalhos para milhares de visitantes da Crochemalhas. “O objetivo é que o evento seja "uma vitrine" para os cidadãos de Inconfidentes mostrarem sua produção para a região e para o Brasil. Certamente, muitos turistas que visitam a feira retornam a cidade em outros períodos do ano e isso movimenta a economia”, afirma o chefe do departamento de cultura e turismo.

Valmei conta que os comerciantes da cidade estão bastante animados com o movimento que a festa do crochê e das malhas trará para a cidade. “É certo que o comércio da cidade é muito beneficiado com este evento, pois tanto a feira quanto as lojas da cidade recebem grande número de visitantes”.

O objetivo da prefeitura e da Associação Comercial é trazer e fidelizar os turistas que vem para a cidade, assim a economia se torna cada vez mais sustentável. “E este objetivo será alcançado”, confirma José Valmei.

2 comentários:

  1. MORO EM CACHOEIRA,NA BAHIA,UMA CIDADE COM GRANDE POTENCIAL DE ARTESÃS,MUITAS SEM EMPREGO E O PREFEITO DAQUI,NADA FAZ PARA EXPLORAR O TURISMO REGIONAL,ATRAVÉZ DO ARTESANATO LOCAL.AQUI TEM,CROCHETEIRAS,TRICOTEIRAS,RENDEIRAS,BORDADEIRAS E PESSOAS QUE FAZEM PEÇAS LINDÍSSIMAS EM MADEIRA ENTALHADA.NÓS PRECISAVAMOS É DE UM PREFEITO ASSIM!!!FICA SÓ NO SONHO!PARABÉNS!!!!!

    ResponderExcluir
  2. AH!ESQUECI DE MENCIONAR MUITOS ARTISTAS PLASTICOS,QUE PINTAM QUADROS BELISSIMOS E ESTÃO ENFONADOS EM CASA,DANDO POEIRA.

    ResponderExcluir