quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sustentabilidade fixa marca positiva em empresas




Juliana Cunha

A constante inserção de propagandas de empresas politicamente sustentáveis não se trata de mais um modismo passageiro, mas sim de uma tendência de mercado. Algumas empresas através de campanhas publicitárias se baseiam na sustentabilidade para atrair mais consumidores. Muitas vezes, o marketing sustentável serve somente como vantagem para agregar valor à empresa, deixando de ser realmente executado.

Para se intitular sustentável a empresa deve possuir uma gestão de dentro para fora. É nítida a preocupação das mais diversas empresas em usar esse meio para conduzir mensagens construtoras de valores e que contribuam para a formação dos consumidores. Além de cuidar do meio ambiente, agregar valores, lucrar com seus serviços e produtos, a publicidade de uma empresa apoiada na preocupação com o planeta tende a imprimir uma imagem positiva na sociedade.

Maria Lúcia Cavalcanti gerente de uma rede de supermercados adota uma política sustentável na empresa. A rede incentiva através de cartazes o uso de sacolas de pano no lugar das tradicionais sacolas plásticas. Cavalcanti oferece também outra opção para os consumidores tradicionalistas que não abrem mão das sacolinhas. O supermercado inova desde o ano passado e produz sacolas oxi-biodegradáveis, que se decompõem mais rápido do que as sacolas de plástico comum.

Quando o assunto são as empresas que usam a sustentabilidade como marketing ela afirma que é necessário possuir políticas e programas responsáveis “todas as ações devem estar baseadas em uma estratégia transparente. Dessa forma, a imagem da marca concordará com a real experiência da empresa”.

Ela afirma que o foco atual das empresas não é só conquistar os clientes e consumidores, mas também ter e oferecer uma política sustentável verdadeira “o consumidor não é bobo e sabe separar as empresas que são verdadeiras daquelas que usam a sustentabilidade como puro marketing”.

O publicitário Daniel de Oliveira, afirma que hoje as empresas têm um novo desafio que vai além de anunciar seus produtos e serviços “as empresas precisam desenvolver políticas ambientais que vão além da publicidade, afinal, o consumidor é um alvo cada vez mais difícil de ser seduzido, pois está mais crítico e informado, por isso, não é tão fácil convencê-lo”.

Oliveira defende que a publicidade é uma ferramenta para conquistar e fidelizar o cliente, mas se for usada de maneira errada acaba por sujar o nome da empresa. Ele acredita que o consumidor merece ser respeitado e receber a informação correta “só assim o consumidor vai ser educado de modo sustentável. Esse boom verde não é passageiro e vai trazer muitas mudanças na sociedade, pois exige uma nova postura. E a empresa que tentar enganar o cliente pode dar um tiro no próprio pé”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário