terça-feira, 7 de junho de 2011

18m³ de lixo foram retirados do rio Sapucaí Mirim


Ação coletiva em defesa do meio ambiente

Carla Barbosa

A equipe de aventura ‘Radicais Livres’ fez o trajeto do rio Sapucaí Mirim que liga o município de Paraisópolis à Conceição dos Ouros de caiaque. Durante o percurso foi encontrada uma grande quantidade de lixo na divisa dos bairros Piraí e Barrinha. Em seguida, a Polícia Ambiental promoveu a barqueata ecológica que retirou do local 18 m³ de lixo, num percurso de 10 km, quantidade suficiente para encher três caminhões basculantes.

O grupo formado por quatro aventureiros. O engenheiro civil, Thiago Messias, 25, conta que ao chegar próximo a divisa dos bairros Piraí e Barrinha foram surpreendidos pela quantidade de lixo paralisada tanto no interior do rio como também às margens, impedindo em alguns trechos a passagem dos caiaques “Em muitos momentos, ficou perigoso, pois além de diversos insumos plásticos como garrafas pet e restos de brinquedos, também havia uma enorme quantidade de vidros quebrados” explica.

A Polícia Ambiental após patrulhas aquáticas constatou que em vários locais o barco não passa devido a grande quantidade lixo acumulado. Em virtude do problema foi realizada uma barqueata ecológica, no dia 30 de abril, para limpeza do trecho entre o bairro rural Ponte de Ferro e Piraí, divisa com Conceição dos Ouros. 

Os trabalhos tiveram início às 7h, sendo utilizadas 20 embarcações e a participação de 60 pessoas.
A PMMA em parceria com a ONG Mãe Terra e com apoio do Ministério Público, Prefeitura de Paraisópolis, Codema e Consep realizaram a ação em prol do Meio Ambiente. Foram retirados do rio quatro caminhões de lixo como garrafas pet, frascos de vidros, isopor, espuma, chinelos/sandálias, tubo de televisão, brinquedos diversos e outros.

Um comentário:

  1. Show de bola este trabalho que começou desde a constatação por parte dos integrantes dos Radicais Livres (precisamos incentivar mais estas aventuras ecológicas!!!) até a limpeza do rio. e eu que pensava que poluição de rios se limitava às cidades grandes...

    ResponderExcluir