segunda-feira, 13 de junho de 2011

Acordes da Austrália

Arquivo

Cezar Cayom divulga o país de origem tocando o didjiridoo

Jéssica Guerzoni

Cezar Cayom, 46, é um ator, artesão, músico e artista plástico. Participou de diversas peças de teatro e também novelas, entre elas, as globais Tieta (1989) e Anjo mau (1997).

Mas seu principal trabalho é com a música, especificamente com o Didjiridoo, instrumento australiano que surgiu nas terras do Arnhen, norte do país, há 40.000 anos. Ele conheceu-o em 1995, e desde então, participa de projetos e eventos, divulgando a Austrália, sua cultura nativa no Brasil.

O artista diz que tocar didjiridoo é entrar em contato com a natureza, com o som ancestral da Terra. Conta também que devido a dificuldade do aprendizado, pensou em desistir diversas vezes, mas não o fez.

Em Cachoeira de Minas, conhece Mário Augusto Guerzoni Figueiredo, 33, então estudante de Engenharia Ambiental, que acaba se interessando pelo som do didjiridoo, e em 2004, a dupla cria um movimento cultural chamado “Irmãos Didji”, com quem grava o primeiro CD intitulado Irmãos Didji-Didjiridoo Made in Brasil’.

O movimento é aberto aos tocadores e amantes do instrumento, em todo o país, promove cursos e faz um registro nacional daqueles que tocam didjiridoo e se interessem pela cultura australiana, unindo e expandindo o conhecimento técnico e cultural de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário