terça-feira, 7 de junho de 2011

Decoração da fé


No salão paroquial, jovens confeccionam quinzenalmente os enfeites

Carla Barbosa

A confecção de tapetes nas ruas é considerada uma das mais antigas tradições da Igreja Católica, consiste na montagem de mosaicos com dizeres bíblicos e figuras religiosas. A procissão de fiéis no feriado de Corpus Christi começará na praça da Igreja Matriz, passando pelas principais ruas do centro.

Em Paraisópolis com objetivo de resgatar essa tradição da Igreja e também da cultura, José Carlos Faria, um dos membros da Coordenação da Pastoral da Crisma, tomou a iniciativa e mobilizou a população para reviver esta prática cultural. Ele conta que ficava fascinado com a movimentação de pessoas se confraternizando em torno do trabalho. “É um gesto de se ofertar para Jesus e preparar o caminho para ele passar.”

A ideia esse ano é refletir através dos tapetes, Jesus Eucarístico e também o tema da Campanha da Fraternidade "Fraternidade e Vida no Planeta", para isso estão sendo arrecadados materiais recicláveis.
Serão confeccionados 1.000 metros de tapete, com 1,40 m de largura dividido em 12 setores, sendo que 8 serão feitos de produtos orgânicos como: pó de serra, borra de café, pipoca, cal de pintura, cascas de ovos e flores e 4 de materiais recicláveis como plásticos, tampinhas metálicas, isopores e lacres de latinhas.

Nos setores recicláveis os cerca de 350 metros serão confeccionados sobre tecido TNT, para facilitar a limpeza e a coleta seletiva e não serão misturados materiais orgânicos com materiais recicláveis.
José Carlos afirma que o material ainda não é suficiente. “Precisamos de muitas embalagens plásticas como de shampoo, condicionador, alvejantes, amaciante e papel picado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário