sexta-feira, 20 de abril de 2012

Calçadas de risco

Situação das calçadas é precária no bairro Faisqueira em Pouso Alegre
Wilker Cardoso - Pouso Alegre
As condições estruturais das calçadas em Pouso Alegre são pré-definidas e regulamentadas pela Lei Orgânica do Município. De acordo com o Capítulo IX artigo - 192: “o município garantirá acesso aos passeios, praças, logradouros públicos e Igrejas, mediante rebaixamento de guias e degraus e/ou construção dos mesmos”.
A manutenção dos passeios públicos também é definida desta forma pelo Plano Diretor vigente. Mas a qualidade e manutenção de algumas delas deixam a desejar e estão abandonadas pelo poder público.
Cristiane Guimarães moradora do bairro São Judas, diz que quando sai com o carrinho de bebê não consegue andar pelas calçadas, prefere andar pela beira da rua e completa “já soube de um caso que um senhor quebrou a perna porque a calçada estava cheia de buracos”.
O motorista Expedito Gonçalves diz que é grande o risco de atropelamento na rua Antonio Scodeller no bairro Faisqueira, uma das mais movimentadas na hora de pico “como não tem calçada as pessoas andam na rua e com as bicicletas fica ainda mais difícil de passar e o risco de acidente aumenta”
As calçadas de muitos bairros por falta de manutenção já perderam a acessibilidade e mal da para passar os pedestres, segundo a moradora Eliane Pereira do bairro Árvore Grande.
Numa das ruas do bairro Faisqueira um grupo de moradores compram os matérias e pavimentaram a rua e a calçada afirma a moradora Cristina Hernandes. “Nas ruas do bairro se pode ver que não tem um concreto da prefeitura há muito tempo”.
A situação pode melhorar segunda Eliane “com as eleições se aproximado vi uns vereadores aqui falando, mas ninguém sabe né, o que vai acontecer”. No bairro em tempo de chuva, a situação piora, as pedras que os moradores colocam para melhorar as calçadas são levadas pela água da chuva e os buracos sempre voltam, completa a moradora.
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre foi procurada três vezes, mas não retornou o contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário