segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

13º Salário agita o comércio local

Bruno Freitas

O 13º salário, também conhecido como gratificação natalina, é pago àqueles que trabalham com o registro em carteira e é um direito garantido ao trabalhador pelo art. 7º da Constituição Federal de 1988 que consiste no pagamento proporcional de 1/12 avos por mês de exercício durante o ano trabalhado, correspondente à remuneração mensal do mês de dezembro. Com a proximidade das festas de fim de ano e as férias, diversas pessoas não veem a hora de colocar as mãos no dinheiro para que possam colocar as suas contas em dia ou fazer compras e mais compras, contudo o viável mesmo seria economizar.

Em Pouso Alegre esta realidade não é diferente, os consumidores em sua maioria sempre acabam gastando boa parte do 13º salário com presentes, festas e pagamento de contas. As lojas de toda a cidade, querendo atrair os consumidores que recebem essa gratificação se preparam para o fim do ano e oferecem diversas promoções que não passam despercebidas aos olhos do consumidor. Parcelamentos nos cheques, carnês, crediários próprios e descontos no pagamento à vista, que cabem no bolso do trabalhador é outro grande artifício para que leve o consumidor a fazer compras.

Andréia dos Santos, auxiliar administrativa de uma loja de calçados e acessórios na cidade de Pouso Alegre, conta que na loja em que trabalha as vendas tendem a aumentar de 100 a 150% no fim do ano, sendo impulsionado pelo pagamento do 13º salário. “O 13º movimenta e muito o comércio no fim de ano, que é o momento mais esperado pelo comerciante”, conta.

O pagamento dessa gratificação também é refletido nas contas do comerciante, quando os consumidores procuram a loja para pagar débitos em atraso com essa grana extra. Os clientes quitam as dívidas ou as colocam em dia, e ainda sobra dinheiro para gastar com as festas de fim de ano e férias, conta Andréia.

Mais se engana quem acredita que a forma de pagamento sempre é em dinheiro à vista. “A maioria dos clientes preferem começar a pagar com 30 dias, mas com o décimo terceiro aumenta o número de compras a vista e com entrada”, relata a auxiliar administrativa.

O movimento de clientes de Pouso Alegre e de cidades vizinhas é intenso, principalmente nos finais de semana, e para atender a essa demanda as lojas da cidade contratam um número maior de funcionários e abrem por um número maior de horas. Como é o caso na loja em que João Carlos Martins, trabalha como vendedor, “as vendas no fim do ano sobem, vem pessoas de diversas cidades aqui da região para comprar, e isso é refletido diretamente na minha remuneração mensal”, relata.

A estudante de recursos humanos Sara Siqueira de Paula já recebeu a primeira parcela do seu 13º e relata que além de fazer algumas compras vai aproveitar o dinheiro para renovar a matrícula da faculdade. Já a auxiliar de produção Maria Auxiliadora Silva, conta que gasta praticamente o seu 13º salário todo em presentes para os filhos e amigos, além de comprar um produto que ‘namorou’ o ano todo. “Desde o começo do ano eu olho um produto que eu queria comprar pra minha casa, o ano passado foi um fogão e esse ano será uma televisão nova. Com esse dinheiro fica mais fácil porque eu vou lá e dou uma entrada num valor maior e divido o restante em parcelas menores”, explica Maria Auxiliadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário