segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Campanha incentiva a doação de leite materno


HCSL precisa de 30 mães doadoras ao mês para atender a demanda

Ana Elisa de Souza Garcia

Para comemorar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, o Ministério da Saúde lançou no dia 1º de outubro, a campanha "Para você é leite, para a criança é vida. Doe leite, a vida agradece". O objetivo é estimular as novas mães sadias e que não fazem uso de medicamento a doarem o leite materno para crianças que não estão recebendo o alimento de forma adequada.

A campanha de doação de leite materno existe no país há seis anos, e segundo dados do Ministério, o número de doadoras aumentou 83% em cinco anos, o volume de leite coletado também, chegando a 148.052 litros, em 2008. A quantidade de recém-nascidos que receberam o alimento materno também aumentou 47%, em 2008, foram 157.282 crianças beneficiadas.

A Rede Brasileira de Banco de Leite Humano conta hoje com 195 bancos de leite materno e 29 postos de coleta em funcionamento. Os Bancos de Leite são centros que auxiliam as mulheres a amamentar, coletar e também são responsáveis pela distribuição gratuita do leite materno que salva vidas de recém-nascidos.

Em Pouso Alegre funciona a três anos, no Hospital Regional Samuel Libânio, o Posto de Coleta de leite materno. De acordo com a enfermeira e docente do curso de Enfermagem, Maria Cristina Porto e Silva, 37, durante os meses de março, agosto e dezembro a unidade atende cerca de 18 mães, mas ainda é preciso que as mulheres estejam presentes o ano todo e não somente em algumas épocas, para que o estoque consiga atender toda a demanda da UTI neonatal,.

Toda mulher saudável que realiza exames de pré-natal, não fuma, não bebe, e nem esteja tomando medicamentos pode doar leite excedente. Não é preciso ir ao posto fazer a coleta, basta pegar na unidade, um kit higienizado composto por um frasco de vidro com tampa plástica, touca, máscara e gaze, e poderá retirar o leite em casa e guardar no freezer ou congelador. O leite é recolhido pelo Corpo de Bombeiros, parceiro do Posto de Coleta de Pouso Alegre, na casa das voluntárias cadastradas.

Segundo Maria Cristina, toda semana o posto recolhe uma média três frascos de cada mãe, contendo 250 a 500 ml, mas não é o suficiente; seria preciso cerca de 30 doadoras. O alimento chega cru ao posto é levado para o Banco de Leite de Varginha, onde depois de pasteurizado e submetido a exames, é liberado para consumo e retorna para a cidade, onde será distribuído para os prematuros que não conseguem alimentar no seio materno, e também para mães com pouco leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário