segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Nova gripe alerta comércio


Funcionários utilizam álcool gel durante o expediente

Renatha Pierini

Com a proliferação da Influenza A, comerciantes locais adotaram medidas de higiene como forma de assegurar a saúde dos funcionários. Para evitar a contaminação, empresários oferecem aos colaboradores produtos que neutralizam a ação do vírus. Além disto, os que apresentam sintomas da gripe são afastados das empresas.

A coordenadora de uma rede de lojas de Pouso Alegre, Tamyres Maciel dos Reis, afirmou que todos os procedimentos que a Central do estabelecimento orientou, estão colocados em práticas. “Todos os caixas possuem vidros de álcool em gel, para que assim que tenham contato com o dinheiro e cliente passarem nas mãos. Entregamos um formulário com os cuidados que os funcionários devem tomar. As gestantes ficarão até dia 31 afastadas para evitar”.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o vírus H1N1 é transmitido pelo ar, por vias aéreas e pelo contato direto com pessoas contaminadas. Devido a estes fatores, Tamyres, relatou que uma das funcionárias da empresa teve sintomas de resfriados. “Ela ficou em casa e depois dos exames foi constatado que não era e já voltou ao trabalho. Só as gestantes mesmo que estão de licença”.

O proprietário de uma lanchonete no centro da cidade, Fernando Cabral, afirma que é fundamental ter esta consciência, pois como a transmissão é muito rápida, a manipulação de objetos e alimentos deve ter cautela redobrada. “Já alertei as meninas que trabalham comigo e deixei disponível o álcool para que as mesmas possam desinfetar as mãos.

A médica do trabalho, Laura C. M. Rosa de Souza, afirma que estas ações auxiliam no combate ao vírus, e principalmente na segurança dos trabalhadores. “Além da utilização do álcool, luvas e máscaras, é importante evitar aglomerações e locais com grande circulação de pessoas”.

A atitude dos empresários atraiu também clientes que buscam mais segurança na hora de realizar as compras. O consumidor Márcio Lúcio dos Santos, diz que passou a observar atentamente os locais que adotam a prevenção e acredita que em sua grande maioria estas atitudes diminuem o contágio da gripe. “Quando vou ao supermercado, por exemplo, procuro observar os cuidados que os funcionários têm ao manipular os alimentos, principalmente na padaria e açougue. Não acho que isso é exagero, entendo isso como uma forma de evitar que a gripe se espalhe mais”.

Para a proprietária de uma banca de revistas, Silvia Ribeiro, a grande circulação de pessoas, devido ao ponto de ônibus localizado próximo ao seu estabelecimento é um fator que possibilitada um maior contágio. “Estou fazendo de tudo para manter minha banca bem protegida. Utilizo o álcool toda vez que realizo uma venda. Faço a minha parte.”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário