segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Conservatório Estadual de Música valoriza diversidade cultural


Grupo Cantus Quatro faz apresentação no Teatro Municipal

Edna Motta

O Conservatório Estadual de Música Juscelino Kusbitschek de Pouso Alegre promoveu a Semana de Arte e Música que contou com exposições de telas, recitais, shows e exibição de vídeos durante cinco dias, de 09 a 13 novembro, os eventos aconteceram no conservatório e no Teatro Municipal. As apresentações foram protagonizadas por professores, alunos e convidados, este ano a Semana recebeu grupos musicais de Campinas-SP e Niterói-RJ.

De acordo com a diretora do conservatório, Maria Regina Lima, o evento já é uma tradição e acontece sempre no mês de novembro "eu não sei precisar há quanto tempo ele acontece, mas é sempre neste mês, quando paramos com as aulas e há apenas apresentações de professores, alunos e formandos, além de grupos de fora'. O tema das apresentações, segundo Maria Regina, é escolha dos professores, que resultam do gosto pessoal, artístico e musical de cada músico ou artista.

No Teatro Municipal aconteceram duas apresentações, na segunda e terça- feira, dos grupos Bares de Minas e Cantus Quatro, respectivamente. Ambos têm como integrante João Eugênio da Fonseca Neto, professor de violão do conservatório "o grupo Bares surgiu há três anos de um grupo de amigos com o mesmo gosto musical, como o Clube da Esquina, que nasceu da reunião de amigos e tocavam nos barzinhos de Belo Horizonte". Neto ressalta que percebeu nos jovens a falta de conhecimento da música mineira e através do grupo pode disseminar a cultura musical de Minas Gerais.

O Cantus Quatro foi criado em 2005, mas foi desfeito e voltou a existir com uma nova formação, o repertório carrega as influências musicais de cada um em que predomina a música popular brasileira. "Na segunda-feira tivemos um grande público, o teatro estava lotado; na terça, mesmo com a forte chuva bem na hora da apresentação, o público compareceu", afirma Neto. O recital Cantus Quatro contou com a participação do coral de vozes Trem de Minas.

Durante a Semana de Arte e Música, a programação teve atividades o dia todo, desde às oito da manhã até dez da noite, as apresentações tiveram como palcos não apenas os auditórios, mas também as salas de ensaios com apresentações de instrumentos solos por alunos formandos. A Orquestra Experimental do CEMPA, por exemplo, se apresentou no refeitório. Os lugares distintos foram necessários devido à diversidade de apresentações que às vezes aconteceram em horários simultâneos.

A diretora do consertório, Maria Regina, afirma que poderia ter mais expectadores se houvesse maior interesse da população e dos próprios pais de alunos de música que desvalorizam a semana sem aula no conservatório "nós estamos sem aula, mas temos várias atrações interessantes que enriquecem o conhecimento e a cultura de todos". Ainda de acordo com Maria Regina, órgão tem grande divulgação dos eventos culturais na cidade, por meio de emails, cartazes e outras mídias o que falta mesmo é interesse da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário