segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Carros elétricos beneficiam o meio ambiente


Alunos e professores da Unifei desenvolveram o projeto eco-veículo

Bruna da Silva

Quanto melhor o uso da energia elétrica menos danos serão causados ao meio ambiente, assim é o projeto dos estudantes de engenharia da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no desenvolvimento de um projeto de dois carros elétricos, TESLA e E-URB. O objetivo destes dois carros é percorrer a maior distância usando a menor quantidade de energia possível.

Os benefícios deles para o meio ambiente é a diminuição na poluição do ar, já que neles não são utilizados combustíveis fósseis e sim bateria elétrica. Não poderiam ficar fora do projeto o uso de materiais ecologicamente corretos, como é o caso da fibra de bananeira usada no E-URB (trabalho de artes locais). Foi utilizado na estrutura TESLA o alumínio aeronáutico, e um motor de origem Suíça, por isso o carro possui uma tecnologia espacial com 100 w de potência e é semelhante aos que equipam robôs Spirit e Opportunity usados pela Nasa em missões em Marte.

O projeto eco- veículo foi desenvolvido por professores na própria universidade, com o objetivo de colocar em prática aquilo que os alunos aprendem dentro da sala de aula. "Todos os alunos envolvidos no projeto, logo se formarão e, com certeza, entrarão no mercado de trabalho pensando não só em seus futuros profissionais, mas também no futuro do planeta”, observou o professor e coordenador do projeto José H.C. Gorgulho Júnior. Ele começou com cerca de 10 alunos há seis anos foi progredindo e hoje possui aproximadamente 25 estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental, da Computação, Mecânica, Produção, Controle e Automação, Elétrica, além do curso de Física, divididos em várias equipes.

Cada equipe é responsável por uma parte do veículo, "fazemos todo o projeto, desde a criação até o gerenciamento. Colocamos na prática aquilo que aprendemos com os livros e com os professores”, afirmou Vinícius Spadotto P. Garcia, membro do projeto e capitão da equipe de controle.Todo ano acontece no país a Maratona Universitária da Eficiência Energética, que tem como objetivo fazer com que os futuros engenheiros desenvolvam veículos cada vez mais econômicos, e sem prejudicar o meio ambiente.

A competição é feita entre universidades de todo o país que levam seus projetos na disputa pelo prêmio na categoria de carros elétricos e a gasolina. A maratona aconteceu no Kartódramo de Interlagos - SP onde participaram 20 entidades de ensino com 34 veículos A Unifei teve como vice- campeão o E-URB e campeão o TESLA, percorrendo 39, 672 quilômetros, ou 48 voltas, em cinco horas e quinze minutos com a carga de uma bateria de moto (12 v 4Ah). "Se tal bateria fosse adaptada para um carro comercial, andaria muito mais, e bastaria apenas recarregar o carro em uma tomada doméstica", afirmou Vinícius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário