segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Conservatório promove 4º Fórum de Cultura


O violeiro mineiro, Ivan Vilela fará apresentação no evento cultural

Bruno Freitas

O Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitscheck de Oliveira irá realizar nos dias 25 e 26 agosto o 4º Fórum Sul Mineiro de Cultura, com o tema “Mecanismos para a Ação Cultural” enfocando os diversos meios para conseguir recursos para projetos culturais.

O evento será um encontro com a comunidade e agentes culturais para apresentação, reflexão e debate sobre o assunto, e terá início às 13h da terça-feira, no auditório da instituição. Qualquer pessoa poderá participar do evento, a inscrição deve ser feita na secretaria antecipadamente ou na hora do evento, no valor de R$ 10,00, tendo direito a um certificado.

A abertura do evento será com uma palestra sobre “Problemas encontrados para a aprovação de projetos culturais” com a professora Jurema Sampaio e uma segunda apresentação sobre a “Explanação sobre ações culturais desenvolvidas em Poços de Caldas”, orientada pelas professoras Valderez Medina (Diretora de Cultura de Pouso Alegre) e Cristiane Fernandes (Diretora do Conservatório Municipal Antônio Ferrucio Viviani de Poços de Caldas). Além do depoimento do músico, pesquisador e professor da ECA/USP, Ivan Vilela.

No período noturno, a professora Jurema Sampaio (Unimes – Santos), Paulo César Araújo (Assessor de Gestão de Pessoas da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre), o professor Rafael Huhn (Secretário de Cultura de Pouso Alegre) e Tiarajú Aronovitch (produtor, roteirista e diretor de longas metragens independentes – São Paulo) irão falar sobre “Financiamento de projetos culturais”. A apresentação da banda Big Bang do próprio Conservatório, encerra a noite.

O segundo dia terá uma apresentação do Grupo de Catira do Colégio de CNEC – Pouso Alegre e a exibição de dois curta-metragem realizados pelo Ponto de Cultura. Uma mesa redonda com as professores Jurema Sampaio, Paulo Brasileiro (diretor da EPTV Sul de Minas), Graziela Maria Lisboa Pinheiro (ONG Sapucaí), e os professores Rafael Huhn e Ivan Vilela, com a mediação da professora Fernanda Tersi Andrietta. O encerramento ficará por conta da apresentação musical do violeiro Ivan Vilela, no auditório do Conservatório.

Segundo a vice-diretora do Conservatório e professora de bateria Consuelo Ferreira Gonçalves, é importante a realização do fórum “pois a cada ano é elaborado um documento por todos os participantes, que é divulgado a toda população e aos órgãos competentes, como forma de protesto e de sugestões para os assuntos culturais. Já tivemos muitas vitórias na área de patrimônio histórico e principalmente, conseguimos fundar uma Associação de Cultura, intitulada Associação de Cultura e Artes "José Antonio Lobo", que era um anseio da comunidade cultural de Pouso Alegre, e que com a realização dos fóruns se tornou realidade”, relata.

Para Consuelo as manifestações culturais realizadas na cidade de Pouso Alegre, são valorizadas pela população local quando as mesmas são divulgadas, porque assim o público comparece e gosta. E com relação aos patrocinadores sempre tem algumas empresas que patrocinam, sendo permitida a realização desses eventos, como por exemplo, este fórum, já que é necessário infra-estrutura, e, sendo o Conservatório uma escola estadual, não há uma verba específica para eventos culturais e artísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário