segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Consumidores preferem compras parceladas


Gutiani Pereira da Silva prefere parcelar as compras

Renatha Pierini

Os anúncios veiculados pelas empresas para facilitar a liberação do crédito e proporcionar condições de pagamentos à longo prazo, tem atraído cada vez mais a atenção dos consumidores. Seja por carnês, boletos, cartões e crediário, os clientes têm optado por realizar suas compras em parcelas. As condições oferecidas nos estabelecimentos comerciais, muitas vezes, atendem às necessidades e permitem a aquisição do produto.

Conforme um estudo realizado pelo Instituto TSB&B a pedido de uma administradora de cartões, o Brasil é o país onde mais se compra parcelado no mundo. Segundo a pesquisa, 58% das pessoas costumam parcelar as compras. O levantamento fornece ainda dados sobre as formas mais utilizadas para estes pagamentos: cartão de crédito (40%) e o crediário/carnê (36%). Qualificadas em maior porcentagem com relação aos homens, as mulheres são mais adeptas ao parcelamento e representaram 57% da pesquisa.

Para a estudante de administração de empresas, Gutiani Pereira da Silva, a compra parcelada é mais fácil pelo fato de não precisar dar a entrada no ato da aquisição do produto. Outra vantagem segundo ela, é que na maioria das vezes, o valor à vista e o parcelado é o mesmo. “Prefiro as compras por crediário. Sempre compro parcelado. Até na hora de fazer as contas o parcelamento ajuda, pois, temos uma ideia de quanto do nosso salário foi gasto no mês, comprando a vista fica mais fácil de 'perder o controle'”.

O gerente de um banco, Marcos Tadeu Carvalho, afirmou que a principal vantagem do cartão de crédito é o prazo para o pagamento da compra, desta forma, o cliente evita utilizar o cheque especial. Outra característica positiva é quanto a segurança. “O consumidor evita circular com dinheiro e, no caso de cheque, evita furtos e perdas dos talões. O cartão de crédito necessita ser acionado por meio de uma senha, isto dificulta o acesso de outras pessoas, dando viabilidade apenas ao seu portador”, conclui.

Para os comerciantes, as compras parceladas têm vantagens consideradas importantes, segundo Tadeu. O proprietário do estabelecimento tem a garantia do pagamento ao aceitar compras pelo cartão. “Uma vez aprovada à transação, o empresário tem a certeza de que aquela venda foi bem sucedida. Além de ter a possibilidade de fazer a antecipação dessas vendas e desta forma organizar seu fluxo de caixa”, ressaltou.

Sara Almeida e Sales, disse não ver vantagens em optar por parcelamentos. Sales considera importante analisar todos os aspectos envolvidos nesta opção de compra. “As pessoas acham que ter a opção de escolher pelo parcelamento é mais vantajoso. Porém não avaliam o número de meses que ficarão à mercê desta dívida. Não uso cartão de crédito nem compro no crediário, se não tenho dinheiro, eu não compro”.

Segundo o empresário, Francisco Melo Coutinho, o uso do cartão garante o pagamento no final do mês. Disse ainda que, em seu estabelecimento aceita cheques somente sobre prévia e rigorosa consulta e que não trabalha com crediário, apenas com vendas à vista, dinheiro ou cartão de débito, ou parceladas no cartão de crédito. “Antigamente o número de inadimplentes por cheques era enorme. Tinha mês que eu recebia tanto cheque sem fundo que não sabia onde guardar e o que fazer para receber. Com a popularização do cartão de crédito e débito, eu resolvi dificultar as vendas por cheques e crediário. Tirando as altas taxas das administradoras dos cartões, não tenho o que reclamar”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário