segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Empregos temporários estão em alta


José Cássio Procópio analisa currículos dos candidatos

Renatha Pierini
Com a proximidade das festas de fim de ano, os empresários de Pouso Alegre têm optado pela contratação de empregos temporários para o período médio de três meses. O volume de clientes aumenta nesta época, consequentemente os estabelecimentos disponibilizam maior número de funcionários para atender a esta demanda de consumidores. Além disto, os proprietários aproveitam a oportunidade para capacitar os recém-colaboradores e selecionar aqueles que se destacam para ocupar o cargo de maneira definitiva.

Os empresários pousoalegrenses procuram adaptar os estabelecimentos para atender ao público neste período. O sócio de uma loja especializada em roupas e calçados, José Cássio Procópio, sempre procura pessoas qualificadas para completar o atendimento da empresa. Hoje ele conta com seis colaboradores e afirma que pretende contratar mais quatro, afim de, proporcionar mais conforto ao seu público. Segundo Cássio, os pré-requisitos exigidos são as características básicas de um bom vendedor. “Ter experiência em vendas é imprescindível, e mesmo quando a pessoa tem, procuramos moldá-la de acordo com nossas normas, além disso, precisamos de pessoas comunicativas”.

As solicitações de currículos nos balcões de empregos crescem nesta época. É o que a analista de Recursos Humanos de uma empresa especializada em recrutamento e seleção de candidatos, Danielle Tavares, confirma ao relatar que os pedidos aumentaram no último mês. “A maioria das empresas buscam contratar pessoas que ocupem o cargo de vendedor, principalmente temporários. Neste período, o comércio apresenta uma demanda maior de atividades, o que acarreta nestas contratações, desta forma, o quadro de colaboradores aumenta proporcionando um melhor atendimento aos clientes”.

Danielle ressaltou ainda que, os profissionais contratados devem dedicar-se para conseguir destaque na empresa. Nesta fase, as habilidades no atendimento ao cliente são, constantemente, analisadas e por isso, é a hora de aproveitar a oportunidade e crescer profissionalmente.

A recém contratada para um cargo temporário, Rosiane Ferreira Silva, afirmou que há vantagens relevantes neste período. Acredita ainda, que uma empresa selecione mais colaboradores para as festas de fim de ano devido ao aumento das atividades nesta época. “No meu ponto de vista, dependendo do cargo, a vantagem é a experiência. As características que o contratado deve ter para, de fato, ser inserido no quadro de funcionários são: interesse no que faz, mostrar muito serviço e querer muito o emprego”.

O bom atendimento e a agilidade dos vendedores agradam os consumidores. Com o intenso fluxo de pessoas nos estabelecimentos comerciais e a pressa em adquirir o produto desejado, faz com que os clientes optem por um funcionário mais ágil e atencioso. A estudante, que já trabalhou como temporária em uma empresa, Maria Clara Mendonça, relatou que a maneira do atendente abordar o consumidor e a maneira de conduzir uma venda, pode resultar no sucesso da compra. “Como já trabalhei em épocas como a de Natal, e como sou consumidora, vejo que este complemento na equipe que já está formada é essencial para, além de efetuar bons resultados, agradar o público de forma geral”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário