quarta-feira, 31 de março de 2010

Jovens procuram o cartório eleitoral


Eduardo Barbosa dos Santos, chefe do cartório eleitoral de Pouso Alegre

Renatha Pierini

A procura para o alistamento eleitoral aumentou neste mês no cartório Eleitoral de Pouso Alegre. O motivo está relacionado ao prazo para o cadastramento que se encerra no dia 5 de maio. As estatísticas do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) mostram que na primeira quinzena de março foram registrados 55.746 alistamentos e transferências em todo o Estado, enquanto nas duas primeiras semanas de fevereiro foram 26.211.

O chefe de cartório de Pouso Alegre, Eduardo Barbosa dos Santos, diz que foi intenso o número de jovens que procuraram o estabelecimento eleitoral neste mês. Ele avaliou ainda, que este aumento é importante, pois mostra interesse nos assuntos políticos. “O jovem tem alistamento facultativo e a porcentagem tende a aumentar haja vista a grande procura. Nesta faixa de idade é preciso que eles tenham consciência do que estão fazendo, pois estarão dando uma procuração para outra pessoa agir no nome dela”.

A estudante, Amanda Cordeiro dos Santos, 17, votou na última eleição para prefeito. Este ano a jovem completa 18 anos e diz que já programou seu voto. “Quando tinha 16 anos, que votei pela primeira vez, estava com medo de fazer escolhas erradas. Hoje estou mais confiante e com certeza aquele medo me serviu de experiência”, afirma.

Nas últimas eleições, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 14.072.285 pessoas votaram em Minas Gerais, destes 315.941 foram jovens entre 16 e 17 anos, um dos estados com maior índice de eleitores.

Yasmin Gaiotti, 16, estudante, votará pela primeira vez este ano, e disse que já buscou informações sobre o alistamento no Cartório Eleitoral. Segundo ela, todos os amigos do colégio que possuem a mesma idade estão empolgados com o primeiro voto. “Poder exercer minha cidadania é uma forma de enxergar as responsabilidades que estão por vir. Mesmo não sendo obrigatório acredito que eu posso fazer a diferença”, conclui.

O menor de 18 anos tem o alistamento facultativo, porém, para votar necessita se cadastrar. “A pessoa tem que vir no Cartório Eleitoral, entrar no cadastro nacional de eleitores, porque a ficha de votação e a urna eletrônica são programadas para aquela lista de pessoas. Não vota uma pessoa que não está na relação”, ressalta Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário