quarta-feira, 26 de maio de 2010

2ª Mostra de Cinema na Univás



Forumdoc amplia sua programação ao interior de Minas Gerais

O forumdoc.mg – mostra itinerante do filme documentário e etnográfico – tem como objetivo ampliar e democratizar o acesso a uma programação de cinema diferenciada no estado de Minas Gerais, através da exibição de filmes já exibidos no forumdoc.bh (festival de cinema que acontece anualmente em Belo Horizonte desde 1997) e/ou que fazem parte do acervo da Associação Filmes de Quintal, associação sem fins lucrativos responsável pela realização do projeto.

Sua programação se estende entre os meses de maio e junho de 2010, em sete cidades: Araçuaí, Cambuquira, Contagem, Lagoa Santa, Montes Claros, Pouso Alegre e Uberlândia. Abordando temáticas diversas, os filmes selecionados abordam questões políticas e sociais, ao versar sobre comunidades tradicionais e urbanas, na tentativa de construir junto ao público um amplo diálogo sobre as potências do audiovisual.

O evento, que se encontra em sua terceira edição, conta com o patrocínio da CEMIG/Governo de Minas e da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura/Governo Federal, via Lei de Incentivo à Cultura e Fundo Nacional de Cultura. Além disso, conta com a parceria de instituições locais (Irmandade dos Atores da Pândega, Associação Cultural Eu Sou Angoleiro, Cineclube Luz da Lua, MUnA/UFU, UNIMONTES, UNIVÁS, Benedita Cineclube e Cineclube FUNEC).

Sobre a Associação Filmes de Quintal

A Associação Filmes de Quintal é uma entidade sem fins lucrativos e tem suas ações voltadas à promoção cultural através de atividades de divulgação, pesquisa, reflexão, fomento e produção em audiovisual. Com sede em Belo Horizonte, a Filmes de Quintal possui ampla experiência na produção de mostras cinematográficas e na realização de oficinas de audiovisual.

Criada em 1999, a Associação Filmes de Quintal foi fruto da reunião de pesquisadores, professores e estudantes dos cursos de Comunicação Social, Filosofia e Antropologia, entre outras áreas, para oficializar a criação do Festival do Filme Documentário e Etnográfico – forumdoc.bh – que já acontecia desde 1997, graças ao esforço pessoal dos fundadores da Associação.

Sobre o forumdoc.bh

O forumdoc.bh é um festival de cinema e vídeo dedicado ao documentário e a filmes que não têm espaço no circuito de exibição comercial. O evento acontece em Belo Horizonte desde 1997, com treze edições consecutivas. Em sua programação, o forumdoc.bh apresenta um panorama de produções audiovisuais diversificado, disponibilizando ao público filmes de vários países, produções contemporâneas e filmes clássicos. Realiza, ainda, as mostras competitivas nacional e internacional com o objetivo de mapear, difundir e premiar a produção documentária recente.

Promovendo mesas redondas, sessões fílmicas comentadas, oficinas, lançamentos de publicações como catálogos, revistas, livros e cd-roms especializados, o forumdoc.bh tem possibilitado o intercâmbio de experiências, visando o fomento à pesquisa, experimentação e qualificação da produção.

Todas as atividades que compõem a programação têm caráter público e gratuito, o que garante o acesso e divulgação de bens culturais.

PROGRAMAÇÃO forumdoc.mg – Pouso Alegre

08 de junho – terça-feira

SESSÃO DE ABERTURA

19h

Corumbiara

09 de junho – quarta-feira

CINEMA INTERNACIONAL

10h

O retorno do aventureiro

Direção: Moustapha Alassane

Os cowboys são negros

Direção: Serge-Henri Moati

CINEMA BRASILEIRO

18h

A arquitetura do corpo

Direção: Marcos Pimentel

Confessionário

Direção: Leonardo Sette

Tatakox

Direção: Comunidade Maxakali Aldeia Nova do Pradinho
20h

Um lugar ao sol

Direção: Gabriel Mascaro

10 de junho – quinta-feira

CINEMA INTERNACIONAL

10h

La asamblea

Direção: Gabriel Mascaro
18h

Bab sebta

Direção: Frederico Lobo e Pedro Pinho

20h

Bamako

Direção: Abderrahmane Sissako

Entrada Franca

forumdoc.mg – Pouso Alegre

Local:

Salão da Unidade Fátima da Univás.

Av Prefeito Tuany Toledo, 470

B. Fátima I

Sinopses

A arquitetura do corpo

Brasil | 2008 | cor | 21'
Direção: Marcos Pimentel

Os bailarinos e suas formas. Suas dores. Seus sonhos...

Bab Sebta

Portugal | 2008 | cor | 110'

Direção: Frederico Lobo e Pedro Pinho

O filme ocorre em quatro espaços, quatro cidades ao longo da costa do Norte da África onde grandes grupos se reúnem à espera de uma oportunidade de passar para a Europa. A aparente imobilidade que domina o tempo nesses espaços abre lugar para que, na partilha do cotidiano, se soltem as conversas, se cruzem discussões nos mais diversos dialetos de origem, se construa a narrativa das histórias vividas – onde o passado recente, a viagem, o deserto, o mar, os perigos, os esquemas, surgem com dimensões épicas.

Bamako

Mali | 2006 | p&b | 118′

Direção: Abderrahmane Sissako

Cidadãos africanos decidem processar as instituições financeiras internacionais pelo estado de endividamento em que se encontra o continente. O julgamento se instaura nos jardins de uma casa em Bamako. Só que os procedimentos legais são recebidos com indiferença pelos habitantes locais, que seguem adiante com sua rotina. Entre eles estão Chaka e Melé. Ela é cantora num bar, ele está desempregado, e a relação dos dois passa por um momento difícil.

Confessionário

Brasil, Itália | 2009 | cor | 15′

Direção: Leonardo Sette

O missionário católico Silvano Sabatini relembra sua chegada à área indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, nos anos 50.

Corumbiara

Brasil | 2009 | cor | 117′

Direção: Vincent Carelli

Em 1985, o indigenista Marcelo Santos denuncia um massacre de índios na Gleba Corumbiara (RO) e Vincent Carelli filma o que resta das evidências. Bárbaro demais, o caso passa por fantasia, e cai no esquecimento. Ninguém foi responsabilizado pelas torturas que aquelas pessoas sofreram. Corumbiara é um esforço para provar o extermínio dos índios e tentar contato com os remanescentes.

La Asamblea

Argentina | 2008 | p&b | 70'

Direção: Galel Maidana

Esse filme propõe uma viagem de observação através do coração da Frente de Artistas del Borda. Todos os conflitos e eventos próprios a qualquer processo criativo acontecem ali. Só que nesse caso, a maior parte dos integrantes do grupo vivem atrás das paredes do Hospital Neuropsiquiátrico J. T. Borda, privado de seus direitos básicos, subjugados por concepções arcaicas acerca da saúde mental.

O Retorno do Aventureiro

Níger | 1966 | cor | 34’

Direção: Moustapha Alassane

De volta de uma viagem aos estados Unidos um jovem nigeriano presenteia os amigos de sua aldeia com roupas de cowboys. O pequeno bando irá perturbar a vida da aldeia e a transformar numa cidade de faroeste.

Os cowboys são negros

Níger | 1966 | cor | 15’

Direção: Serge-Henri Moati

Moustapha Alassane, cineasta nigeriano, filmou Retorno do Aventureiro, primeiro western africano. Os cowboys são negros reconta a filmagem desse filme de ação e amor e nos mostra como a fronteira entre a realidade e a ficção, o cinema e a vida é tênue.

Tatakox Vila Nova

Brasil | 2009 | cor | 50'

Direção: Comunidade Maxakali Aldeia Nova do Pradinho

Quando as mulheres sentem saudade das suas crianças que morreram pequenas, os Tatakox vão buscá-las e trazem-nas às aldeias para que as mães as vejam. Com a filmadora nós pudemos ver de onde é que os Tatakox tiram as crianças. Depois, no mesmo dia, os meninos vivos da aldeia são levados de suas mães pelos espíritos para ficar na casa dos homens e aprender.

Um lugar ao sol

Brasil | 2009 | cor | 71′

Direção: Gabriel Mascaro

Um Lugar ao Sol traz diálogos com moradores de luxuosas coberturas de Recife, do Rio de Janeiro e de São Paulo. O diretor conseguiu acesso aos moradores através de um curioso livro que mapeia a elite e pessoas influentes da sociedade brasileira. No livro, são catalogados 125 donos de coberturas. Desses, apenas oito cederam entrevistas. Através desses depoimentos, o documentário traz um rico debate sobre desejo, altura, status e poder.

Realização

Associação Filmes de Quintal

Participação

III Festival de Inverno da Universidade do Vale do Sapucaí - Univás

Patrocínio:

CEMIG – Governo do Estado de Minas Gerais

Secretaria do Audiovisual

Fundo Nacional de Cultura

Ministério da Cultura

Coordenação de Produção

Glaura Cardoso Vale

Assistente de produção

Marina Sandim

Curadoria e sessões comentadas

Carla Maia

CONTATO:

Associação Filmes de Quintal

(31) 3889-1997

www.filmesdequintal.org.br

filmes@filmesdequintal.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário