terça-feira, 1 de junho de 2010

Vendas de carro permanecem em alta, apesar da volta do IPI



Jéssica Caixeta

Nos últimos 12 meses as concessionárias de Pouso Alegre registraram aumento de 20 a 25% nas vendas de carro zero. Isso aconteceu devido a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), aos maiores prazos de pagamentos e liberação de créditos pelos bancos. Em março deste ano o IPI voltou subir, e com relação ao ano passado, as vendas caíram nos meses de abril e maio, mas o mercado continua estabilizado devido às facilidades nos prazos e financiamentos.

O gerente de vendas Lauir Ferreira explica que as agências bancárias estão aprovando créditos com mais rapidez, “os bancos querem emprestar dinheiro. Se você não estiver com nome do Serasa, e a parcela do carro corresponder a 30% do salário que recebe, o crédito é aprovado”. As vendas são de 60% financiamentos, 20% à vista. Ferreira fala que o consórcio está em alta, mas ainda há preferência por financiar, pois o cliente já pode retirar o carro na hora.

Um estudo realizado pelo banco Santander comprova que 8 mi de famílias passaram a ter condições de comprar um carro zero. A renda média do brasileiro subiu de R$ 1.241 para R$ 1.408. A consultora de vendas Gislene Delfino afirma que há uma perspectiva grande de vendas, “apesar do aumento do IPI, as concessionárias estão conseguindo ter boas vendas, por conta de promoções, e prazos de até 60 vezes”.

O militar Jair Inácio saiu da concessionária de carro novo. Ele fez um financiamento em 24 vezes, “o governo está facilitando bastante, existe facilidade também nos créditos, e a loja tem promoções, está mais fácil comprar carro zero” diz.

Para Lauir, o mercado de Pouso Alegre é o melhor da região, outras concessionárias vão se instalar na cidade nos próximos meses, “aqui vende mais que Varginha e Poços de Caldas, pois todas as cidades vizinhas compram da gente”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário