terça-feira, 1 de junho de 2010

Cursinhos preparatórios atraem candidatos a concursos públicos



Edna Motta

A aprovação em concurso público é garantia de estabilidade financeira, esta é ideia que muitos candidatos têm quando se inscrevem em concursos. Foi descoberto então um nicho de mercado acerca deste tema: os cursinhos preparatórios. Em Pouso Alegre são cerca de dez escolas que ministram aulas específicas para concursos.

De acordo com o Ministério do Planejamento, entre dezembro de 2002 e outubro de 2009 foram contratados aproximadamente 60.000 novos servidores, a área que mais empregou foi a Educação com quase 30.000 funcionários. Estes dados refletiram em um curso preparatório de Pouso Alegre, o proprietário Rogê Campos afirma que os anos de 2007 e 2008 foram os mais movimentados em termos de publicação de editais “começamos a atividade em 2002, quando foi divulgado um concurso da Polícia Rodoviária Federal, muito atraente pelo salário, mas em 2007 até 2008 tivemos aulas uma atrás da outra porque muitos concursos aconteceram”, conta.

Este ano a escola coordenada por Campos ministrou aulas para os concursos do Banco Brasil, Caixa Econômica, Correios, Tribunal de Justiça de MG e CEMIG. Em outro cursinho da cidade, a preparação atual é para candidatos ao Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Minas Gerais. Henrique Pereira está fazendo o preparatório para o CFO “o cursinho tem a vantagem do aprendizado em grupo e possibilidade de tirar dúvidas, pois não consigo estudar sozinho, não concentro na matéria,” afirma.

Para acompanhar os editais dos concursos públicos e programar aulas, Campos assina jornais específicos do assunto “recebemos a Folha Dirigida do Rio de Janeiro e o Correio Brasiliense, além de usarmos as mídias digitais como os sites PCI e VESTCON” afirma. Nestes meios é possível ver as contratações previstas pelo Ministério do Planejamento. “Ao ser divulgada a previsão de contratação, analisamos se há vagas para a cidade e região e então nos mobilizamos para iniciar o cursinho” explica Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário