quarta-feira, 9 de junho de 2010

IBGE prepara censo 2010


Neuber Fischer

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se organiza para o Censo Demográfico Geral do Brasil deste ano, para isso realizou de abril a maio de 2010, em algumas cidades, entre elas Ouro Fino, uma pré-coleta de dados, a cidade recebeu cinco agentes, que percorreram todo o município e colheram informações para o cadastro de endereços urbanos, além da atualização dos mapas que vão ser utilizados na próxima etapa, a partir de agosto.

Rafael Marques dos Santos, agente censitário municipal, responsável pelo posto de coleta instalado em Ouro Fino explica que a pré-coleta é uma operação de campo. “Nossos supervisores foram a todos os setores urbanos e rurais, fazendo um levantamento de endereços com a finalidade de atualizar o nosso cadastro e consertar alguns erros na base cartográfica, para depois o recenseador poder percorrer todo o município sem deixar nada de fora”. A cidade foi dividida por setores censitários. “Pegamos o perímetro urbano, dividimos em pedaços, do tamanho que um recenseador conseguisse fazer a coleta no prazo máximo de trinta dias".

A fase da coleta, entrevistas domiciliares, será realizada em Ouro Fino por 30 recenseadores que serão treinados e contratados em julho. O processo seletivo foi realizado em 30 de maio e o resultado vai ser divulgado a partir de 1º de julho. A pesquisa é realizada de casa em casa, entrevistando ao menos um morador do domicílio com condições de prestar as informações. Nesta etapa, de 1º de agosto ao final de novembro, o IBGE visita os domicílios de todo o Brasil.

Segundo Rafael, o censo demográfico é o processo de contar e obter informações sobre as características dos habitantes de um País. É realizado decenalmente e está sob administração do IBGE desde 1940. No entanto o primeiro Recenseamento Geral do país foi realizado em 1872.

“Os resultados do censo demográfico são utilizados, entre outros objetivos, para tomar decisões que afetam cada município, cada estado, ou seja, o País inteiro” afirma Rafael. Entidades das três esferas de governo federal, estadual e municipal, empresas, universidades, centros de estudo, organizações e associações comunitárias estão entre os muitos grupos que utilizam as informações do Censo Demográfico para propor e definir políticas públicas e planejar serviços que beneficiam toda a população.

Quase todos os países fazem, com regularidade, os seus levantamentos demográficos em cada década, contam seus habitantes e obtêm informações que permitem identificar as suas características como idade, sexo, cor, religião, educação, trabalho, migração, entre outras, “conhecer em detalhes as condições em que vive a população e os seus níveis de desenvolvimento socioeconômico, assim como traçar um retrato abrangente e fiel da realidade nacional é o objetivo da pesquisa”, declara o agente.

As questões que serão investigadas no Censo Demográfico 2010 são produtos de amplas consultas e debates com representantes da sociedade brasileira e órgãos técnico-governamentais, sendo o IBGE o articulador deste processo.

O conjunto dos dados coletados e trabalhados estatisticamente vai permitir segundo Rafael, o conhecimento da realidade brasileira nos seguintes aspectos: tamanho e composição da população; situação habitacional; características gerais da população; movimentos migratórios; nível de instrução; nupcialidade; fecundidade; força de trabalho; padrões de rendimentos individual e familiar.

O agente censitário conta que os dados estatísticos levantados pelo Censo tem seu sigilo assegurado pela Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, e não poderão ser objeto de certidão, nem, em hipótese alguma, servirá de prova em processo administrativo, fiscal ou judicial. “Ou seja, o resultado das entrevistas não será usado para fins tributários, nem a prefeitura terá acesso individualizado a elas”.

Rafael ressalta que em nenhum momento os entrevistadores do IBGE solicitarão o fornecimento de documentos pessoais, como CPF, RG, título de eleitor, número de contas bancárias, cartões de crédito, etc. “Os entrevistadores estarão identificados com crachás e coletes azuis com a logomarca do IBGE. Qualquer dúvida o morador pode solicitar a identificação do entrevistador e acionar o 0800 218181 e confirmar se aquela pessoa é funcionário do IBGE”, conclui. Informações também podem ser obtidas pelo site http://www.censo2010.ibge.gov.br e em Ouro Fino pelo telefone 3441.9400, ramal 23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário