terça-feira, 1 de junho de 2010

PA conquista medalhas em campeonato nacional de karate



Edna Motta

Os caratecas de Pouso Alegre Ana Melqui de 14 anos e Leandro Honório de 13 trouxeram para casa medalhas e bronze e prata, respectivamente, do Campeonato Brasileiro de Karate Oficial em Maceió/AL, de categorias mirim, infantil, infanto e juvenil realizado de 16 a 18 de abril.

Durante os três dias de competição promovida pela Federação Alagoana de Karate Oficial estiveram presentes 800 atletas vindos de 25 estados brasileiros. De Pouso Alegre participaram Ana Melqui, faixa laranja, na categoria 14-15 anos, Leandro Honório e Renan Félix, ambos faixa amarela, na categoria 12-13 anos, acompanhados pelo treinador Robson Chiarini. Apenas Renan não foi classificado, Ana e Leandro subiram ao podium.

De acordo com o professor Chiarini, Ana Melqui fez aniversário no dia 15 de abril, um dia antes da competição, portanto, a carateca que treinava com meninas de 12-13 anos competiu com atletas de 14-15 “ela era a grande favorita ao título, pois no ano passado, dos onze campeonatos que disputou, Ana foi campeã em todos, mas em Maceió, como ela ficou mais velha no meio da viagem e competiu com meninas maiores, ela assustou” explica.

Os atletas mirins treinam três vezes por semana e chegaram ao Brasileiro pela classificação na etapa estadual em Belo Horizonte. O treinador explica que existem várias competições e vários estilos de karate, “as academias credenciadas à Confederação Brasileira de Karate (CBK) promovem campeonatos, mas não contam pontos para as competições oficiais, proporcionam apenas experiência e medalhas aos caratecas”. Os campeonatos oficiais promovidos pelas federações estaduais e Confederação Brasileira dão aos primeiros lugares vagas no PanAmericano.

A próxima competição dos atletas mirins será em Pinhuí/MG, final do Estadual Mineiro. Enquanto os caratecas de 16 a 20 anos disputarão o Brasileiro Oficial em Campo Grande/MS no mês de junho, a seletiva estadual mineira aconteceu em Pouso Alegre nos dias 10 e 11 de maio, em que 14 pousoalegrenses foram classificados.

O treinador Robson Chiarini, faixa preta no esporte dá aulas e é técnico da Seleção Mineira de Karate Divisão de Novos que reúnem caratecas de todas as faixas, ao todo são sete: branca, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta. Chiarini explica que “antigamente só atletas de faixa roxa para cima é que podiam competir, agora temos várias categorias, a Divisão de Novos tem escala para todas as idades.” Chiarini foi escolhido técnico da seleção mineira porque no campeonato mineiro do ano passado as três medalhas de ouro ficaram com atletas de Pouso Alegre treinados por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário