sexta-feira, 13 de maio de 2011

Atendimento virtual




Márcio Borges

Hoje é significativo o número de agências bancárias, lojas de departamentos, livrarias e outros estabelecimentos que oferecem seus serviços aos clientes sem que eles tenham que sair de casa.

Até mesmo atendimentos como de médicos e psicólogos entram na lista. O estudante Caio de Oliveira Andrade, 26 apostou na internet para se consultar. Segundo ele é bem semelhante ao convencional com a diferença de não precisar sair de casa ou encarar o profissional. “Foi bastante rápido e eficaz. Não deixou nada a desejar em relação a um consultório.”

Antes de utilizar o site ele pesquisou sobre o profissional na própria internet e seguiu indicações de amigos e conhecidos que também já utilizaram esses serviços.

A timidez é um fator que pode facilitar na preferência ao acesso à internet para atendimento médico ou psicológico. Como aspecto positivo desse tipo de consulta é que o paciente recebe o diagnóstico com explicações técnicas da área. Além das causas e efeitos de determinado medicamento ou tratamento. Já como ponto negativo está a questão ética.

Dessa forma, os profissionais alertam que é de fundamental importância a presença do paciente no consultório, pois o atendimento virtual tem uma função apenas orientativa e não terapêutica.

Além disso, para a medicina cada pessoa tem um organismo que funciona em seu ritmo e precisa ser tratado individualmente. Já na psicologia o intuito é justamente fazer com que o paciente aprenda a externar os problemas.

O Conselho Federal de Psicologia inclusive já regulamentou o atendimento via computador através de duas resoluções: a 003/2000 e a 010/2003, elas determinam que o atendimento seja sem fins psicoterapêuticos e como psicoterapia em caráter de pesquisa científica, mediante aprovação do comitê de ética reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde.

A inclusão digital se torna cada dia mais evidente e o número de pessoas com acesso à internet no país aumenta significativamente.

Além disso, com a redução nos preços dos computadores, a venda desses eletrônicos registrou alta nos últimos dois anos, com um aumento de 21,5%.




Nenhum comentário:

Postar um comentário