sexta-feira, 13 de maio de 2011

Conselho de Cultura aprova reforma em Calçadão de Paraisópolis


Calçadão da Rua São José, construído no início da década de 80

Carla Barbosa

A Prefeitura Municipal de Paraisópolis convocou uma reunião extraordinária no ‘Centro Cultural Amílcar de Castro’. Em pauta a substituição das pedras portuguesas do calçadão da Rua São José por ladrilho hidráulico. O Conselho de cultura é composto por sete membros, sendo que cinco estiveram presentes na reunião.

Pouco mais de 30 dias após reinvidicação popular por meio de um abaixo assinado contendo 400 nomes, o Ministério Público recomendou a suspensão das obras.
O piso atual é de origem portuguesa e foi construído na gestão do prefeito João de Paula Cabral no início da década de 80.

Durante a reunião realizada no dia 10 de março, houve votação e a maioria dos conselheiros aprovou a substituição do piso alegando mal estado, disposição da verba no valor de R$101.883,65 e a licitação já ocorrida em novembro de 2010.

O único voto contra a retirada do calçamento foi do Conselheiro Getúlio Castro. Ele usa como base a não unanimidade da população frente a questão. Na tentativa de preservar o patrimônio foi sugerido pelo mesmo um plebiscito.

Outra medida sugerida seria seguir o exemplo dos bares temáticos cariocas que elaboraram painéis medindo aproximadamente 1,20 x 0,80 cm com um mosaico feito com as pedras acompanhado de explicação histórica. Esse material ficaria exposto no mercado municipal.
A prefeitura e os conselheiros são a favor da obra e alegam que o calçadão não é um patrimônio histórico da cidade e, além disso, a reposição das pedras portuguesas ficaria mais do que o dobro do valor dos ladrilhos hidráulicos.

Outro ponto negativo seria a manutenção. A mão de obra para esse tipo de serviço é escassa na região, os ladrilhos soltam com facilidade e a limpeza deve ser feita com produtos específicos.

Com relação a manifestação contrária à execução da obra, o prefeito Sérgio Bizarria (PR) afirma que foi apenas uma pequena parcela da população que resultou em um abaixo assinado encaminhado ao Ministério Público. E explica: “uma vez que a população de Paraisópolis é hoje de 19.388 habitantes, conclui-se que a maioria da população é a favor da realização da obra”.

Bizarria diz que a prefeitura dará continuidade à obra, que será iniciada no final do mês abril e as pedras serão reaproveitadas em outro local onde se fizer necessário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário