sexta-feira, 13 de maio de 2011

Nova creche abrigará 200 crianças


A atual sede não tem capacidade de atender à demanda da cidade

André Almeida

A construção da sede própria do Centro de Educação Infantil Municipal Sagrada Família oferecerá 200 vagas, número que supera a quantidade das existentes hoje em Senador Amaral.O prazo de construção é de 365 dias, o orçamento é no valor de R$ 1.372.045,43, o término da obra e a inauguração estão previstos para o mês de maio de 2012.

As obras tiveram início no dia quatro de abril de 2011 e fazem parte do projeto do programa Próinfância do (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) FNDE.

A auxiliar de secretaria Ariete Maria de Rezende diz que as instalações são inadequadas e a capacidade de atendimento é insuficiente. “A creche funciona em uma casa adaptada, os cômodos são pequenos e alguns possuem degraus que podem comprometer a segurança, o correto seria 18 crianças por sala, mas suporta apenas 12”, afirma.

Atualmente estão matriculados 144 alunos na creche e no pré-escolar e a lista de espera possui 43 crianças, 15 para o berçário (um a dois anos), 15 para o maternal I (dois a três anos) e 13 para o maternal II (três a quatro anos). Apenas no jardim de infância (quatro a cinco anos) as vagas são suficientes para a demanda, as crianças permanecem em período integral, estudam de manhã e realizam atividades extracurriculares à tarde.

A agente de saúde Maria José Dias faz parte da lista de espera, ela trabalha oito horas por dia, e diz não ter condições de pagar alguém para cuidar de seu filho mais novo Bryan Mateus Fernandes Dias, de um ano e seis meses. “Eu deixo ele na casa da minha mãe o dia todo, ela reveza com a minha filha mais velha Jéssica de 15 anos, cada uma olha meio período”, explica.

Com a atual sede da creche a prefeitura tem uma despesa mensal de R$ 1, 200,00 com aluguel. São duas casas separadas, no total de 343,50 m² de construção em um lote de 580 m². O novo prédio ocupará completamente uma área de 2800 m² e segue as regras do Projeto Básico de Arquitetura do FNDE, nos padrões de acessibilidade para deficientes físicos.

De acordo com o secretário de obras, transporte e urbanismo Ricardo Correia da Silva a empresa responsável pela construção, a Tri-Service Engenhart’s empregará 25 pessoas nos serviços elétricos, hidráulicos e alvenaria. “Durante a construção da creche, a empresa além de trazer seus funcionários, vai contratar mão de obra da cidade, gerando novos empregos”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário