sexta-feira, 13 de maio de 2011

Trabalho na rede


Amanda Goulart, estudante trabalha na programação de hardwares

Carla Barbosa

O mundo todo atravessa uma revolução comportamental, ambiental e tecnológica. A sociedade muda constantemente e o mercado de trabalho também. Com a evolução da tecnologia, surgem novas necessidades e consequentemente novas profissões, assim como outras tendem a se tornar desnecessárias.

A mão-de-obra é muitas vezes substituída pela tecnologia e pela Internet. Profissões como a de corretor de imóveis, carteiro, telefonistas, caixas de banco e até as secretárias estão em baixa no mercado e são sérios candidatos a extinção. Já outros cargos como Analistas de Sistemas, Programadores, Testers, Produtor Web, Analista de Networking, Editor de mídias sociais, entre outras principalmente ligadas à (TI) tecnologia da Informação, estão em ascensão no mercado de trabalho.

Especialistas afirmam que estamos entrando na era pós-moderna, na gestão do conhecimento, o que permite que tudo aconteça mais rapidamente.
As profissões em alta nessa nova era podem não estar basicamente ligadas à tecnologia. Uma série de fatores e mudanças no campo profissional acarreta o surgimento de novas profissões, como por exemplo, cargos ligados a questões ambientais, construção civil, serviços de relacionamento com o cliente, entre outras.

O universitário Hállan Pierre Ribeiros Santos, 20, anos ingressou esse ano na faculdade e optou pelo curso de Engenharia da Computação. Ele conta que em um primeiro momento gostaria de cursar Ciências da Computação, mas pesquisando sobre as disciplinas chegou a conclusão de que os caminhos da Engenharia da Computação eram os mesmos, e tinha a vantagem do CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).

Hállan explica que o curso é basicamente um aperfeiçoamento ou aprendizado em diferentes tipos de programações, entretanto, entra a parte da engenharia, que seria projetar os programas antes de programá-los.

Segundo Hállan, as perspectivas atuais quanto ao curso só vêm aumentando e possui um mercado de trabalho em expansão. Ainda assim segundo pesquisadores o setor da Tecnologia da Informação tem mais vagas do que profissionais. Para atuar nesta área o conhecimento técnico é essencial e o curso superior ou técnico é indispensável. Além disso, mais do que em outros mercados, o conhecimento em inglês é fundamental para a formação de um bom profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário