segunda-feira, 23 de abril de 2012

Caos na saúde pública

Posto de Saúde do bairro São Vicente se encontra em situação precária 
Adélia Oliveira - Itajubá

O sistema público de saúde em Itajubá foi denunciado aos órgãos competentes por perda de medicamentos, irregularidade no sistema bucal e falta de atuação do Conselho de Municipal de Saúde, composto por pessoas independentes do executivo.

As denúncias foram encaminhadas à Câmara Municipal, à Prefeitura de Itajubá, ao Conselho Nacional de Saúde e ao Ministério Público. A partir dos relatos, durante a primeira semana do mês de abril, uma auditoria foi realizada no município pelo Ministério Público.

Há alguns meses, Ricardo Zambrana, dentista, representante do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO/MG), protocolou na Câmara Municipal de Itajubá sua denúncia de anormalidade no sistema de saúde voltado a odontologia. Ele afirmou haver irregularidades no atendimento, funcionamento e cumprimento de carga horária e serviço nas unidades odontológicas.

Segundo o dentista, as unidades de atendimento em funcionamento nas escolas públicas apresentavam erros quanto às normas da vigilância sanitária, principalmente relacionados à limpeza e esterilização de instrumentais.

Em alguns consultórios eram encontradas estufas, o que de acordo com a Resolução nº 1559, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, estão em desuso, por colocar em risco a saúde do paciente, podendo este contrair doenças como hepatite, no caso de contaminação. Os problemas relacionados à estrutura física dos consultórios já foram resolvidos em grande parte.

As investigações quanto ao pagamento de profissionais por oito horas de serviço, sendo que os mesmos trabalhavam por quatro horas, ainda prosseguem. Caso sejam comprovadas as denúncias, os profissionais envolvidos poderão responder por improbidade administrativa e ter de ressarcir os cofres públicos.

Além disso, houve também denúncia protocolada pelo vereador Robson Vaz (PPS) de medicamentos encontrados vencidos. Na última semana, a vigilância sanitária interditou um posto de saúde, localizado, no bairro Rio manso, na zona rural de Itajubá, 15 km de distância do centro da cidade, onde eram atendidos cerca de 600 moradores.

A interdição ocorreu por não haver médico para realizar o atendimento, e a precária situação em que se encontrava o posto, que deverá ser reformado. As informações foram confirmadas por Antônio Carlos Ribeiro, diretor de Saúde Pública do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário