sexta-feira, 20 de abril de 2012

Invasão de escorpiões

Ministério Público e comunidade local buscam soluções dar fim ao problema
Elaine Romão - Itajubá

Em Itajubá, a comunidade do bairro Cruzeiro, a Promotoria Pública e a Prefeitura Municipal fizeram uma reunião no Ministério Público para buscar soluções a infestação de escorpiões no bairro. Há mais de dois anos os moradores do cruzeiro sofrem com os aracnídeos, várias pessoas já foram picadas. Somente este ano mais 1,5 mil escorpiões já foram retirados das ruas do bairro. 


De acordo com Antônio Carlos Ribeiro da Luz, diretor de Saúde Pública do município, a incidência é alta e no ano passado foram capturados 2.375 animais.

Na reunião ficou definida a criação de um grupo juntamente com o Ministério da Saúde para traçar um plano em longo prazo e tentar controlar a infestação. 


Além do grupo foi solicitado à Secretaria Municipal de Saúde um relatório do perfil epidemiológico dos casos de escorpiões na cidade. Um perito do Ministério Público Belo Horizonte também foi acionado para ajudar a solucionar o problema.

Para Arruda as informações da Secretaria de Saúde serão importantes para executar o plano de controle que será desenvolvido. “O perito vai determinar a área, os métodos e o período de tempo que serão adotadas as ações”. Ele afirma que o importante é reduzir a infestação ao nível de segurança para os moradores do bairro.
Segundo o morador Reginaldo Afonso Dias Lima a causa do contratempo é a falta de manutenção nos túmulos do Cemitério Paroquial que fica localizado no Cruzeiro. Ele ainda conta ainda que encontrou dois escorpiões em sua rua, e que uma moradora de uma rua próxima a sua foi picada.

A Paróquia que administra o cemitério foi notificada pela Secretaria de Saúde do município. A instituição pediu prazo de 30 dias e ajuda técnica para solucionar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário