sábado, 21 de abril de 2012

Memória em pauta

 Diretor comercial do Jornal do Estado, Eduardo Guimarães visita à exposição
José Eymard - Pouso Alegre

O curso de Jornalismo da Univás, que em 2012 completa 24 anos, expôs na Galeria Artigas em Pouso Alegre, fotografias e projetos realizados por alunos e professores. O objetivo da exposição foi resgatar a história do curso criado 1988 e que já formou mais de 400 profissionais.

A atual coordenadora do curso, Patrícia do Prado Marques Cordeiro, lembra que no final da década de 1980 foi realizada uma pesquisa entre estudantes no qual o resultado revelou o grande interesse em ser criado o curso de Jornalismo. Em 14 de agosto de 1988 aconteceu a aula inaugural. Professores como Jandira Rezende e João Batista de Almeida Júnior estiveram o tempo todo a frente da organização do curso. Inclusive eles continuam na formação dos atuais alunos. A partir daí, o curso só cresceu, conquistou espaço, formou profissionais que atuam em jornais, programas de rádio e TV, assessorias de comunicação, sites e outros.

Entre os destaques da exposição na Galeria Artigas, estava o banner do Jornal Laboratório ‘Primeira Página’ que destacou fotos do jornal desde a primeira edição de 1991 até a última em abril deste ano. ‘ O ‘Primeira Página’ é produzido pelos alunos do sexto e sétimo períodos. Ele aborda assuntos relacionados à comunidade acadêmica até assuntos das cidades onde moram os alunos, afirma à coordenadora.

A coordenação do curso, com a ajuda do corpo docente e dos egressos, reuniu na página do facebook, 311 egressos, hoje jornalistas, os quais disponibilizaram fotos do tempo de estudantes para compor um banner. “Nós não tínhamos a ideia de como ia ser bom para o curso, para os egressos, porque se tornou um local de encontro. Colocamos como título “O Mundo que quer respostas precisa de jornalistas”, conclui Patrícia.

Os jornalistas formados relembram do tempo em que eram estudantes. É o caso de Adaysa Fernandes, hoje editora-chefe da Rádio Univás. Ela se formou na primeira turma. A colação de grau aconteceu no dia 14 de agosto de 1992. Pela ordem alfabética, ela foi a primeira a receber o diploma. Adaysa fala com orgulho o motivo pelo qual escolheu Pouso Alegre para estudar: “eu esperei o curso ser criado, visto que conclui o ensino médio em dezembro de 1996 e aguardei o vestibular para cursar a faculdade. Fui a primeira pessoa a fazer a inscrição para o vestibular (tenho o comprovante até hoje) e a primeira jornalista a colar grau, pois a outorga de grau foi em ordem alfabética”.

Entre as lembranças da jornalista Adaysa, esta o convívio com os colegas, em especial Paulo Roberto, tetraplégico e portador de doença degenerativa. “Junto com o amigo Paulinho vivemos dias muito especiais durante nossa formação, pois sua determinação, força de vontade e otimismo eram uma lição de vida”.

Outra ex-aluna a lembrar do tempo de faculdade é Carla Ramos que cursou Jornalismo no período de 1994 a 1997, e hoje, é editora do jornal da Rádio Difusora de Pouso Alegre. Na época, ela tinha como, os colegas, a vontade de mudar o mundo através da comunicação. Carla se lembra dos poucos recursos da época. O jornal ‘Primeira Página’, por exemplo, era feito com máquina de escrever. "Guardo boas recordações das aulas de fotografia, no laboratório de revelação. Até hoje sinto o cheiro do produto usado para revelar as fotografias tiradas em latas de alumínio.  E as fitas de rolo de gravação de rádio, inesquecíveis".

Um fato marcante para Carla foi à presença de um compositor famoso na faculdade. “Fizemos um trabalho para professor João Batista de Almeida Júnior e no dia da apresentação trouxemos o compositor e cantor Geraldo Vandré para falar sobre o tema que era a música nos tempos da ditadura militar. Nossa, foi muito bom”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário