sábado, 28 de abril de 2012

Tecnologia no campo

 Índice de produtividade, deve ser maior do que na safra anterior

Sibele Cristina - Tocos do Moji

A colheita do morango já começou em alguns municípios do Sul de Minas, mas nos últimos anos, alguns agricultores vêm apostando em uma tecnologia que garante o cultivo durante todo ano.

Um dos recursos utilizados pelos produtores é a fertirrigação, que consiste na conjugação da irrigação por gotejamento com adubação das plantas cultivadas estufas com proteção de plástico. Esse sistema, além de aumentar o rendimento da planta, possibilita o alongamento da colheita.

O plantio é feito em fevereiro/março e julho/agosto e a colheita, que começa 50 dias depois, apresenta rendimento médio de uma caixa de 1,15 quilos por planta e pode durar até dois anos seguidos.

O coordenador regional de Horticultura da Emater de Pouso Alegre, Raul Maria Cássia, afirmou que o aumento da produtividade, tem papel expressivo na estimativa de crescimento da safra de morango. Ele acredita que o índice de produtividade, neste ano, deve superar o registrado no período anterior.

O produtor Paulo Gomes Morais, do município de Tocos do Moji, preferiu encaminhar quase toda a sua produção do ano passado para a Conab, que pagou R$ 5,38 por caixa, "isso nos rendeu mais exigências, como a coleta do produto em caixas plásticas, mas a receita pela comercialização de 800 quilos compensou", diz o agricultor.

Ele acrescentou ainda, que a produção de morango é da ordem de 1kg  por pé, e para este ano está programada a colheita em dois mil pés.

O agricultor acredita que vai tirar proveito da experiência de fornecedor da Conab quando tiver de se ajustar às normas de exportação do morango. A exploração do comércio internacional é também o objetivo de outros produtores do Sul de Minas, que estão se organizando em associações e cooperativas, sob a orientação do Sebrae-MG, para a formação de uma central de vendas. "Vale o esforço, porque a cotação média do morango atualmente, no mercado internacional, é de R$10,00 a caixa", afirmou o produtor de Tocos do Moji. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário