segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ao som de Beethoven

Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto toca pela primeira vez em Cambuí

Gorete Marques - Cambuí

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) se apresentou pela primeira vez em Cambuí, no último Sábado (12). Os músicos foram aplaudidos em pé durante a interpretação da 6ª Sinfonia do compositor Ludwig van Beethoven. O evento aconteceu na Igreja Nossa Senhora do Carmo, às 20h30min, com duração de aproximadamente duas horas. 

A orquestra entoou os acordes em um ambiente fechado. Segundo o regente, Reginaldo Nascimento, a amplificação sonora distorce o som dos instrumentos. “É uma característica nossa, optamos por apresentações em lugares fechados e com público pequeno”, afirma. Jésus Andrade, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo cedeu o espaço e o evento foi realizado logo a após a missa.

A orquestra apresentou um repertório com nove sinfonias. Na abertura os músicos interpretaram a Ária da Suíte III de Johann Sebastian Bach. “A apresentação foi muito boa. Tocamos musicas difíceis.” A platéia se levantou para aplaudir a apresentação da 6ª sinfonia de Beethoven considerada uma das mais complicadas pelo regente.  

Jéssica Franciele Ribeiro chegou mais cedo para reservar um bom lugar, “É uma espetáculo muito bonito. A gente precisa aproveitar a oportunidade. Não é todo dia que acontece um show assim em Cambuí”, conclui.   Ela e grande parte do público acompanharam um concerto com músicos deste porte pela primeira vez.

A OSRP é uma das mais tradicionais do Brasil. Está em atividade há quase 74 anos sem interrupção. Atualmente conta com 55 instrumentistas, fundada em 1938 pelo alemão Marx Bartsch. É a segunda orquestra mais antiga do país, perdendo apenas para a Orquestra Sinfônica do Recife que nasceu em 1930.

O grupo fez poucas visitas ao Sul de Minas ao longo da carreira. Já realizou um concerto em Pouso Alegre e se apresenta no domingo (13) pela terceira vez em Varginha. O evento comemora um ano da reinauguração do Teatro Capitólio de Varginha. O concerto está marcado começa às 20h. O endereço é rua Presidente Antonio Carlos, 522 – centro. A entrada é um quilo de alimento não perecível.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário