segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pequena guerreira

Ana Julia, 9 anos, coleciona medalhas e mostra que tamanho não é documento
Wilker Cardoso 

Persistência, conquistas, medalhas e muito treinamento, um exemplo de superação. Isso se parece com uma longa carreira de atleta. Esta é a rotina da menina, Ana Julia Frugoli, 9 anos, que tem disciplina de gente grande. A prova disso está na última competição que trouxe para casa a medalha de segundo lugar do Campeonato Estadual de Karate.

No Karate, Ana começou com pouco menos que 4 anos, participou do projeto social o Prosan (Projeto Social do Santo Antônio) e, lá teve os primeiros contatos com a modalidade. 

Com uma evolução rápida, logo foi para a academia para se aperfeiçoar. Participou do primeiro campeonato em 2009, e de lá pra cá, já esteve em competições em várias cidades do sul de minas como: Elói Mendes, São Gonçalo, Alfenas, Varginha, Betim, Pará de Minas e São João Del Rei.

“Estive no PAN de São Paulo em 2011, e lá fiquei com o terceiro lugar”, na ocasião Ana Julia lutou contra representantes da Argentina, Chile e Venezuela, com o campeonato ela se tornou a 3ª melhor da América.

“Quando ela chega à escola, as professoras incentivam e mostram para os outros alunos, o exemplo que a Ana dá”, diz a mãe Carla Biagioli. A pequena atleta se inspirou na irmã Bianca, que hoje não luta mais, com o apoio dos pais e da escola Ana Julia continuou e se destacou no esporte.

A mãe comenta que fica preocupada, porque as meninas que lutam na categoria da Ana são muito maiores, embora tenham a mesma idade “Hoje em dia as menina dessa idade são bem maiores que ela, mas. mesmo assim consegue vencer a maioria, por isso, tem 47 medalhas” ressalta.

Dificuldades para manter uma carreira tão cheia de vitórias vão além dos tatames. O pai, Carlos Alberto da Silva, comentou que viajar e manter tudo fica mais difícil, com o passar do tempo “a gente trabalha mais, porque o patrocínio a gente não conseguiu ainda”.

Na academia muitas crianças colecionam medalhas também e, conseguir manter todos esses pequenos agitados em ordem, num treinamento já é um grande desafio.

Ana quando chega pra treinar começa a correr e a brincar com seus colegas, o sansei logo chega, e pede a formação para todo se organizarem, assim começa o alongamento e depois os treinamentos “tem muita gente boa aqui, tem quem participou do regional e, medalhista de todo, os tipos”, comenta o sansei, Nelci dos Santos.

2 comentários:

  1. muito legal a reportagem obrigado pelo apoiu muito obrigado mesmo
    ass:Ana Julia
    ana@frugoli.com.br
    se vc quiser conectar ou ajudar com patrocinu é so conectar tambem tem o telefone:9873-9004

    ResponderExcluir
  2. a matéria fikou maravilhosa parabénssssss...
    é vdd a ana julia é uma guerreira e parabéns ana julia

    ResponderExcluir