quarta-feira, 16 de maio de 2012

Da música à poesia

Luis Roberto Silva  lança o livro Repostas em festival de poesia

Lysa Almeida - Pouso Alegre

O professor e poeta Luis Roberto Silva, mais conhecido como Beto Silva, nasceu em Três Pontas, no sul de Minas. Na cidade natal começou a carreira profissional, foi muito influenciado pelo Clube da Esquina, movimento musical mineiro que despontou no cenário nacional, nos anos da ditadura militar.

Aos 15 anos mudou-se para Ouro Preto, e começaram os primeiros ensaios teatrais e poemas. Ao completar 19 anos, começou a se interessar pela música, sua canção ‘Hino do Povo’ foi premiada em um Festival Universitário da Canção de Minas Gerais, em 1981. 

Muito envolvido com a literatura durante o regime militar sofreu uma forte repressão, pois estudantes da UNE (União Nacional dos Estudantes) usaram alguns refrões de sua música para protestaram como, por exemplo, ‘porque a pátria é do povo e ninguém tomará’, perseguido por muito tempo, até que os militares tivessem certeza de que o compositor não pertencia aos grupos de oposição.

Depois que a perseguição passou, Beto retomou a rotina, continuou escrevendo poemas, peças teatrais, participando de festivais. Atualmente, o professor tem dois livros editados. “Editar livro para mim não é o mais importante, e sim, escrever e poder colaborar com as pessoas”.

O ano de 1981 foi um dos momentos mais importante de sua vida, foi quando ele participou do Festival da Canção de Minas Gerais, pode notar como estava influenciando a vida das pessoas, ele cantava e a população se envolvia com a canção, em pleno regime militar, ele fez uma grande diferença e atraiu muita admiração.

“Retirei-me da música em na década de 80 devido à repressão do regime militar, com muito medo”. Depois de 10 anos, voltou compondo poemas, e peças teatrais, dedicando hoje a sua vida a docência. Beto Silva afirma que o regime militar não atrapalhou a sua vida, nesta época a população deveria falar em códigos, e falando em códigos, ele aprimorou o lado crítico, era necessário pensar e agir rápido.

Em 1999, um livro seu foi premiado, em Londres, durante um festival acadêmico, ‘Anjos da Terra’ traduzido para vários idiomas, na obra havia poemas de sua autoria e ilustração do amigo, o artista Ailton Gobira, que também foi premiado.

O segundo livro ‘Respostas’ - poesias brasileiras lançado recentemente no 1º Festival de Poesia, realizado pelo SENAC, e outro livro esta para ser lançando, o professor conta que esta esperando o momento certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário