quarta-feira, 16 de maio de 2012

Japão na praça

Leandro Márcio aposta no visual dos pratos orientais
Lysa Almeida - Pouso Alegre

A culinária japonesa conquista os moradores de Pouso Alegre, é bem comum andar pelas ruas e encontrar a típica comida do oriente. Os restaurantes oferecerem um leque de opções aos clientes como pratos saudáveis a base de legumes, verduras, peixes e os proprietários apostam no crescimento da nova gastronomia na cidade.


O chefe de cozinha, Leandro Márcio e sua esposa Selina Jose Santana, trabalham com a culinária japonesa há 17 anos, e há pouco mais de um mês resolveram investir neste ramo em Pouso Alegre. A partir de uma pesquisa, os proprietários resolveram montar um restaurante, pois puderam notar que a cidade está com uma perspectiva de crescimento favorável na região do sul de Minas.


Leandro ressalta que os pratos, primeiro são degustados com os olhos, é necessária uma boa apresentação, e depois saboreados pela boca. O ambiente também é importante, ele apostou num visual mais tranquilo, usando a cores preta, vermelha e branca, o que significa paz no Japão. “Quando a pessoa procura por comida japonesa elas querem algo completo, comida, ambiente e música”.


Desde que inaugurou o restaurante foi possível perceber que, além do gosto pela comida, muitos procuram o restaurante pela curiosidade, querem experimentar o novo cardápio.


Edgar Emmel Neto, também chefe de cozinha e sushi man, aposta na culinária japonesa há 7 anos.  Ele conta que o gosto pela culinária surgiu através do ato de transformar o alimento em matéria prima, dar prazer aos sentidos. “Encontrei na culinária japonesa a realização entre o comer bem e a arte, o saudável e o primitivo”.


O sushi man, antes de abrir o restaurante, trabalhava com eventos, com um público fiel e conhecedor de uma culinária de qualidade. “A partir daí foi uma questão de tempo para transformar um sonho em realidade”. Pouso Alegre abriga pessoas de diversos lugares do Brasil, na sua maioria com requintes de paladar muito apurados, por isso, não houve dificuldade dos clientes em aceitar um cardápio diferente da cultura culinária na região. 


Para Edgar, o bom atendimento faz a diferença, pois apesar de muitos já conheceram a culinária japonesa, alguns entram no restaurante e vão comer a comida japonesa pela primeira vez, “damos um acompanhamento completo, ensinamos os clientes a utilizarem os hashis que são os pauzinhos”. E assim é possível ter uma experiência e conhecer novos paladares sem muito choque na cultura gastronômica, concluí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário