segunda-feira, 14 de maio de 2012

Hora do lixo

Dagmar Almeida, à espera do caminhão de lixo, no bairro Santa Cecília

José Eymard - Pouso Alegre

Moradores em Pouso Alegre convivem com a falta de informação sobre o dia e horário em que acontece o serviço da coleta seletiva e do lixo comum. Isso porque desde o início de 2012, depois de um acordo com a Prefeitura, a cooperativa de catadores ‘Recicla Alegre’, se tornou a responsável pelo trabalho de recolher o lixo reciclável, mas ainda não esta com a estrutura completa para armazenar o material.

Segundo o morador do bairro João Paulo II, Paulo Afonso de Faria, o problema foi apresentado para a administração no meio do mês de fevereiro. Enquanto aguardam a solução, sacolas com os lixos recicláveis vão se amontoando nas garagens. "É um horror, porque a cada dia, vai se juntando mais lixo e tem a preocupação com bichos e o mau cheiro".

A moradora do bairro Primavera, Ana Maria Amador Bastos foi uma das responsáveis para conscientizar os vizinhos a separaram o lixo reciclável. Ela entrou em contato com a cooperativa. "Eles dizem que em algumas semanas vão resolver o problema da coleta. É o que esperamos, porque estamos fazendo a nossa parte". 


A cooperativa já começou a passar pelo bairro Primavera em todas às segundas-feiras, mas não com o mesmo número de vezes que passava a empresa KTM, até 2011, a responsável pela coleta do lixo doméstico e seletivo que realizava a retirada duas vezes por semana.

O antigo gestor da Cooperativa ‘Recicla Alegre’, Antônio Carlos Coutinho, explicou que o lixo não esta sendo coletado em todos os bairros, porque a estrutura de coleta e armazenamento do material ainda está sendo montada. A intenção da cooperativa é chegar a 20 catadores no mínimo, o que deve acelerar a coleta. 


Hoje 10 cooperados realizam os trabalhos nos mais de 50 bairros de Pouso Alegre. O atual gestor, Gilberto Rezende, informou que nesta quarta-feira, 9 de maio, ocorrerá reunião para contratação de novos funcionários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário