domingo, 20 de maio de 2012

Jazz na estrada

Sandro Nogueira, um dos idealizadores do Conexão Minas Brasil

Elen de Souza - Pouso Alegre

O jazz deixou os saloons e bares de Nova Orleans, ultrapassou as vielas urbanas e ganhou força no interior mineiro. Um dos responsáveis por esse impulso musical é o  guitarrista e pianista Sandro Nogueira,  com sua trump do projeto Conexão Minas Brasil, percorre diversas cidades do sul de minas.

Com essência a La mambembe, o projeto itinerante busca realizar a junção de dois segmentos importantes na vida de Nogueira: arte e educação. O músico que também é pedagogo, além das apresentações musicais, busca através de workshops e debates colocar em pauta novas perspectivas para a música na escola. “Essa iniciativa tem como objetivo conectar os músicos e instituições que trabalham com arte e educação em geral”.

Com um pé no clássico e outro na modernidade, ele busca promover a aproximação do público com o jazz e a música instrumental contemporânea e introduzir uma reflexão que transcende o mundo da música e atinge também o lado social, pois os eventos realizados são em sua maioria gratuitos e de livre acesso à população.

“A ideia é realizar eventos com freqüência para que as pessoas acostumem a ir assistir aos shows”. O músico faz referência ao fato que música instrumental muitas vezes está associada ao fator sócio econômico, ou seja, música para classe A.

Em suas andanças musicais, Nogueira busca sempre inserir nas apresentações músicos de destaque nacional e que são referência para o jazz brasileiro, como o guitarrista Michel Leme com quem realiza um “dialogo musical”, com diversas improvisações sonoras. Os músicos se conheceram há muito tempo em um evento, de lá para cá a parceria entre eles é freqüente.

Seja no Conexão Minas Brasil ou nos outros diversos projetos culturais que Nogueira faz parte, aos pouco o jazz e a música instrumental se solidifica em Pouso Alegre e também na região. Graças ao pioneirismo deste instrumentista, este estilo musical conquista adeptos e aos poucos surgem também novos talentos para o jazz sul mineiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário