quarta-feira, 2 de maio de 2012

Libras da fé

Durante a missa, Mariangela dá aos surdos, a oportunidade de participarem ativamente

Adélia Oliveira - Itajubá

A catequese para surdos em Itajubá é uma iniciativa que atende as necessidades de pessoas que desejam integrar a comunidade católica. A ideia surgiu de uma ação conjunta da Paróquia Nossa Senhora da Soledade e da professora de libras, Mariangela Mendonça Grilo.

O trabalho de evangelização resultou na efetivação dos sacramentos como batismo, eucaristia, crisma e matrimônio. Mariangela conta que os alunos passaram a procurá-la para que ela os ajudasse, pois eles sentiam o desejo de comungar durante às missas. e para isso, era preciso fazer a catequese.

Ela relembra que no começo, há seis anos, era uma turma de mais ou menos 20 surdos. Após dois anos da catequese, alguns dos integrantes do grupo se afastaram da igreja, e isso, ocasionou o fim da Pastoral dos Surdos.

Em 2012, o catequista Douglas Fernandes decidiu retomar a pastoral, a partir do pedido de uma menina, que demonstrou grande desejo em participar ativamente da igreja. "Os surdos acabam aprendendo coisas importantes para a integração social, pois em casa, não encontram pessoas que saibam se comunicar com eles, de forma a facilitar o entendimento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário