terça-feira, 29 de maio de 2012

Turismo de negócios

Sônia Rieira afirma que já sente os benefícios do setor na região
Elaine Romão - Itajubá

O Sul de Minas é um grande pólo do turismo de negócios em Minas Gerais. Para suprir este mercado em expansão, foi anunciado, no último dia 15, à construção de 21 hotéis no interior do estado. Itajubá e Pouso Alegre que fazem parte desta rota turística serão beneficiados com o empreendimento.

O investimento total no setor será de R$ 259,5 milhões de reais, feitos pela Emcorp Empreendimentos e Incorporações SA. Ao todo serão gerados 870 empregos na construção dos hotéis, destes 520 diretos e outros 350 indiretos, em 20 cidades mineiras.

De acordo com a turismóloga e ex-secretária de turismo Cássia Almeida, o turismo de negócios movimenta a economia de todos os municípios da região. O turista desse segmento apresenta maior gasto médio em relação a outros e, normalmente, retorna mais vezes ao destino.

A interiorização do turismo de negócios é uma tendência no setor, que busca novos mercados. Além dos hotéis outros segmentos também serão beneficiados, comolocação de espaços para eventos, gráficas, transporte e o ramo alimentício.

Para dar início ao empreendimento as prefeituras precisam aprovar e cumprir o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Municipal, principal instrumento norteador das ações dentro da atividade. O Plano deve ser construído de forma participativa entre iniciativa pública e privada e abranger todas as ações e necessidades do setor a cada quatro anos.

Para Cássia, as prefeituras devem incentivar a construção e modernização de equipamentos hoteleiros com novas linhas de crédito, parcerias com bancos públicos federais e a iniciativa privada. “Identificar e apoiar projetos atrativos para a regiãoé fundamental, além disso, mobilizar a iniciativa privada é importante para estimular e captar investimentos nacionais e internacionais”.

Segundo a profissional do turismo o maior benefício é a melhoria da qualidade de vida dos habitantes. “A interiorização do turismo de negócios é um fator de excelentes perspectivas, afinal seus impactos nos municípios de menor renda, estarão contribuindo de forma decisiva para o aumento da atividade econômica.”, afirma.

A proprietária de uma agência de turismo de Itajubá, Sônia Rieira acredita que o turismo de negócios traz benefícios para todos os setores do comércio e aumenta a visibilidade da região no âmbito nacional.

Segundo a empresária sua agência já sentiu os efeitos positivos desta modalidade turística. “Itajubá, Santa Rita e Pouso Alegre são pólos tecnológicos e comerciais com empresas fortes no Brasil, a procura por negócios com estas empresas aumentou muito”.

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