Sônia Rieira afirma que já sente os benefícios do setor na região |
Elaine Romão - Itajubá
O Sul de
Minas é um grande pólo do turismo de negócios em Minas Gerais. Para suprir este
mercado em expansão, foi anunciado, no último dia 15, à construção de 21 hotéis
no interior do estado. Itajubá e Pouso Alegre que fazem parte desta rota
turística serão beneficiados com o empreendimento.
O investimento total no setor será de R$ 259,5 milhões de
reais, feitos pela Emcorp Empreendimentos e Incorporações SA. Ao todo serão gerados 870 empregos na construção dos
hotéis, destes 520 diretos e outros 350 indiretos, em 20 cidades mineiras.
De acordo com a turismóloga e ex-secretária de turismo Cássia Almeida, o
turismo de negócios movimenta a economia de todos os municípios da região. O
turista desse segmento apresenta maior gasto médio em relação a outros e,
normalmente, retorna mais vezes ao destino.
A interiorização do turismo de negócios é uma tendência no setor, que
busca novos mercados. Além dos hotéis outros segmentos também serão beneficiados,
comolocação de espaços para eventos, gráficas, transporte
e o ramo alimentício.
Para dar início ao empreendimento as prefeituras precisam aprovar e
cumprir o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Municipal, principal
instrumento norteador das ações dentro da atividade. O Plano deve ser construído
de forma participativa entre iniciativa pública e privada e abranger todas as
ações e necessidades do setor a cada quatro anos.
Para Cássia,
as prefeituras devem incentivar a construção e modernização de equipamentos
hoteleiros com novas linhas de crédito, parcerias com bancos públicos federais e
a iniciativa privada. “Identificar e apoiar projetos atrativos para a regiãoé
fundamental, além disso, mobilizar a iniciativa privada é importante para
estimular e captar investimentos nacionais e internacionais”.
Segundo a
profissional do turismo o maior benefício é a melhoria da qualidade de vida dos
habitantes. “A interiorização do turismo de negócios é um fator de excelentes
perspectivas, afinal seus impactos nos municípios de menor renda, estarão
contribuindo de forma decisiva para o aumento da atividade econômica.”, afirma.
A proprietária de uma agência de turismo de
Itajubá, Sônia Rieira acredita que o turismo de negócios traz benefícios para
todos os setores do comércio e aumenta a visibilidade da região no âmbito
nacional.
Segundo a empresária sua agência já sentiu os efeitos
positivos desta modalidade turística. “Itajubá, Santa Rita e Pouso Alegre são pólos
tecnológicos e comerciais com empresas fortes no Brasil, a procura por negócios
com estas empresas aumentou muito”.
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