segunda-feira, 4 de junho de 2012

Inverno aquecido


Aumento de produção aquece economia
Sibele Cristina – Borda da Mata


A cidade de Borda da Mata, famosa pelas fábricas de pijamas, que movimentam a cidade desde os anos 60, esperam um aumento de 20% nas vendas deste ano, devido ao frio intenso e o número de turistas que não param de crescer.

De acordo com dados da associação comercial, R$ 15 milhões de reais movimentam o comércio de pijamas na cidade, e a expectativa desse ano, é faturar ainda mais com uma produção de 250 mil peças ao mês.

Segundo Antônio Megale Brandão, proprietário de umas das lojas, e membro da associação comercial, os lucros vem crescendo, juntamente com número de fábricas no local. Hoje virou tradição da cidade, e é a segunda força econômica. Tanto, que a cidade hoje é conhecida como a Capital do Pijama.

As novas estampas e modelos diferenciados, também colaboraram com o aumento nas vendas. De acordo com Senhor Antonio, os novos maquinários, com mais tecnologia que chegam as fábricas, também contribuem para um bom resultado da produção, “no ano passado, a produção foi menor, este ano, com esse valioso aumento, não vai sobrar nada no estoque”, afirma.

Borda da Mata, conta hoje com dez fábricas e cerca de 1200 pessoas envolvidas no processo de vendas e de produção. Tecidos como Plush, Moletim, Flanela, Malha e cetim, são os mesmos usados no ano passado, que garantem conforto e beleza dos produtos, o diferencial são os modelos cada vez mais elaborados.

Com os preços de fábrica que a cidade oferece, muitas pessoas aproveitam para revender e ganhar um dinheiro extra.  Dona Margarete Santos Souza, tem a profissão de manicure, e aproveita o movimento do salão para revender os pijamas, “esse dinheiro me ajudou muito, consegui aumentar minha renda em 45%, com isso consegui mobiliar o restante da minha casa”, diz.

Algumas pessoas foram além, Marcos Aurélio da Silva, mora na cidade de Ouro fino, há quase dez anos, montou uma loja na cidade. No começo, revendia dentro de casa e d e porta em porta, hoje, a ideia de Marcos evoluiu, ele tem uma loja no centro da cidade emprega três pessoas, sendo duas delas, a esposa e a filha, “confesso que no começo tive medo, por isso investi pouco na primeira compra, hoje vou para Borda, todo mês, e hoje posso dizer que sou uma pessoa muito satisfeita, com meu próprio negócio”, afirma.

Há também pessoas que faturam fabricando os pijamas em casa. Solange Maria Rodrigues Pereira mora em Tocos do Moji, e é costureira há vinte anos, ela trabalhava em uma das fábricas de pijamas de Borda da Mata onde ficou por doze anos. Mas, há dois anos ela achou melhor continuar na profissão e na mesma fábrica, só que dessa vez em casa.

De acordo com a costureira, seguir esse ritmo não era fácil, então achou melhor comprar algumas máquinas e arriscar, “tinha que deixar marido e filhos em casa, saía seis da manhã e chegava somente às seis da tarde, agora posso costurar e cuidar de casa, e graças a Deus deu muito certo”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário