domingo, 10 de junho de 2012

Caminhada da fé

Grupo de 50 pessoas caminha até Bom Repouso

Sibele Cristina - Tocos do Moji

Uma promessa que já se estendeu por quatro anos e que a cada tempo que passa se torna mais forte. Um grupo de cinquenta fiéis de Tocos do Moji segue a pé até a imagem de 20m, de Nossa Senhora das Graças na cidade de Bom Repouso.

São 19 km de caminhada, que acontece todo ano nessa mesma data, feriado de Corpus Christi. Com cajado nas mãos e muita fé, crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade, saem de Tocos do Moji às 6h da manhã, rezando terços, e chegam aos pés da santa, por volta de 10h30.

O organizador Vicente Evangelista da Cruz, diz que fez a promessa há quatro anos. Ele conta que quando criança ia muito a pé para a cidade de Aparecida do Norte, por isso reuniu um grupo de pessoas para dar continuidade à caminhada da fé, “quando decidi que iria, comentei com umas três pessoas, hoje somos ao todo cinquenta”, diz sorrindo.

O adolescente Vitor Alves de Mira participou de todas as caminhadas. De acordo com ele, é um momento cansativo mais que vale muito a pena, “a gente reza bastante e também conversamos muito até chegar, durante o trajeto, dou muita risada, é divertido, quando chego em casa me sinto cansado, só que mais leve de espírito”, afirma.

Depois de sofrer um grave acidente no ano de 2009, Márcia de Fátima Alves, de trinta e cinco anos, viu uma oportunidade em agradecer. Este foi o primeiro ano que participou, mas ela garante que será o primeiro de muitos, “além de ser uma caminhada de fé, enquanto caminhamos, podemos pensar uma pouco na vida é uma oportunidade também de lazer, de sair do stress”, diz.

Algumas pessoas não resistem ao cansaço ou ao sol forte, como o caso de Bianca Cristina da Silva, de quarenta e sete anos, ela conta que quando estavam na metade do trajeto, começou a sentir mal.
Os amigos lhe deram água e a colocaram na sombra de uma árvore, “eu comecei a me sentir fraca e com tontura, aí avisei minha cunhada que estava comigo, mas depois o pessoal me ajudou, e minuto depois pôde seguir o trajeto”.

Ao chegarem a Bom Repouso, o grupo sente-se aliviado, ao ver de longe a imagem de Nossa Senhora das Graças, uma sensação de missão cumprida. Admiram a imagem e na igreja rezando, cerca de duas horas, agradecendo.

Depois de um bom almoço em um dos restaurantes da cidade, eles podem retornar a Tocos do Moji, a Prefeitura Municipal disponibiliza um ônibus para que as pessoas possam voltar mais tranquilas e com a fé renovada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário