terça-feira, 5 de junho de 2012

Casa própria

As novas exigências da Caixa visam garantir qualidade do imóvel no financiamento

Adélia Oliveira - Itajubá

A Caixa Econômica Federal passará a exigir, a partir do meio do ano de 2012, no financiamento com FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de imóvel novo e para quem vai construir a própria casa, além dos documentos pessoais da família, os que são habituais para qualquer financiamento, uma análise de dados da situação da obra, que deverá ser feita pelo engenheiro responsável pela construção.

Na análise, chamada de memorial descritivo deverá conter dados dos trabalhadores da obra, tipo e qualidade dos materiais utilizados e descrição da situação cadastral dos fornecedores.

Até o momento as operações de financiamento podiam beneficiar obras de construtoras sem cadastro na Caixa e com irregularidades, mas com as novas regras isso mudará.

Para quem vai construir, será necessário que exista a comprovação de recolhimento de um funcionário autônomo ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Edimar Márcio Ribeiro, gerente de pessoa jurídica da Caixa, alerta que “o comprador que não tiver em mãos os documentos da obra, deve abandonar a compra e procurar um outro imóvel, pois não conseguirá efetuar a compra.”

O corretor de imóveis, Paulo César dos Santos explica que essa exigência é de suma importância, pois garante a qualidade do imóvel, de forma a evitar problemas futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário